A fé que interessa aos céus

26/04/2013 13:12

 

"Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei,

mas pela fé em Jesus Cristo,

temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo,

e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei

nenhuma carne será justificada."

 

(Gálatas 2:16)

 
 
 

O ser humano é sempre justo e belo aos próprios olhos. Sobretudo quando pode sustentar-se nas obras de sua religiosidade ou mesmo nos méritos de suas ações caridosas, muito mais ele se vangloria, inclusive a ponto de julgar que tais coisas lhe asseguram uma espécie de garantia de salvação.

O texto bíblico, porém, é de profunda e inequívoca clareza: não somos justificados pelas obras da lei, mas sim pela fé em Cristo.

Duas verdades, porém, precisam ser consideradas para que compreendamos esse princípio espiritual:

 

1. A fé em questão não é apenas a crença religiosa.

 

Muitos de nós acreditam que o exercício efetivo de um credo religioso ou mesmo na existência de Jesus e Sua história, seja o suficiente para que possamos bater no peito e dizer: "sou uma pessoa de fé".

Todavia, o conceito bíblico de fé envolve compromisso de vida, engajamento, novo nascimento, entrega total ao Senhor. Aquilo que chamamos no meio cristão de "aceitar a Jesus", tornando-nos filhos e servos, andando segundo a Sua Palavra. Essa é a fé que interessa aos céus e que nos justifica.

 

2. A incapacidade das obras de nos justificar diante de Deus não implica que devamos negligenciá-las ou abandoná-las.

 

Não há salvação nas obras, mas sempre haverá obras na vida que se acha salva em Cristo. Ou seja, o amor ao próximo, que se expressa não apenas nas relações humanas saudáveis, mas, sobretudo, na prática do socorro aos necessitados, da proteção aos desvalidos e do atendimento caridoso aos excluídos - é a marca registrada daqueles que levam Jesus no coração. Prova disso é que Ele mesmo afirmou que dando pão ao faminto, água ao sedento, vestindo o nu, visitando o preso e assistindo ao enfermo - nós estamos dando ao próprio Jesus.

 

Tenhamos, pois, em nossos corações a fé salvadora, que se reflete num compromisso de vida e obediência a Deus e se expressa na prática sincera do amor ao próximo!

 

 
 
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!