A felicidade verdadeira - I

22/06/2013 08:17

 

 

BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios,

nem se detém no caminho dos pecadores,

nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR,

e na sua lei medita de dia e de noite.

  (Salmos 1:1-2)

 

 

BEM-AVENTURADO o homem” (V.1)

 

Você sabe o que significa o termo BEM-AVENTURADO”? Ser feliz, ou muito feliz. É o estágio pleno da felicidade que todos almejam e que de várias formas o procuram. A maioria, infelizmente e porém, onde não poderão jamais encontrá-la.

 

Este enunciado, na abertura do maravilhoso livro dos Salmos, soa como: eis a receita para ser bem-aventurado! Ou seja, para ser feliz. E a partir dai o compositor sagrado, na inspiração do Santo Espirito, imprime no seu cântico quatro segredos para alcançar a verdadeira felicidade.

 

Destes, porém, falaremos nas próximas postagens, se o Senhor permitir ou não voltar antes para buscar os Seus. Inicialmente, gostaríamos de comentar alguns outros segredos que a Palavra de Deus nos ensina para encontramos a real felicidade, a felicidade que Deus planejou para nós.

 

Antes de tudo, precisamos ressaltar que Deus convida o homem para ser feliz. “Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.” (Salmos 34:8). O salmista está dizendo: Experimente a bondade de Deus, experimente colocar nele a sua confiança e você verá o que significa ser bem-aventurado. Paulo também ratificou isto, em Romanos 12:2, quando disse que devemos experimentar a “vontade de Deus” que é boa, agradável, e perfeita”. Vivendo a vontade de Deus seremos felizes!

 

Alguém poderá alegar: mas os crentes também sofrem e enfrentam problemas. É verdade... todavia as adversidades que enfrentamos fazem parte da pedagogia sagrada de Deus, que dessa forma nos ensina e corrige. E a Bíblia diz que, até por isso, somos bem-aventurados: “Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso.” (Jó 5:17) Estas provações não nos fazem derrotados, mas antes “em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” (Romanos 8:37)

 

Outro segredo que a Bíblia aponta para a felicidade é a vigilância. “Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.”(Apocalipse 16:15) Vigiar é um ato indispensável para qualquer cristão, pois o nosso inimigo está sempre ao nosso derredor nos buscando tragar. Jesus deixa aqui bem claro que os que não vigiarem serão envergonhados, como se alguém perdesse suas roupas e tivesse que caminhar nu pela rua. Porém, os que vigiam serão honrados. Lembremo-nos das cinco virgens (na famosa parábola de Jesus) que eram prudentes e vigiavam com azeite em suas lâmpadas e em suas vasilhas. Elas entraram com o noivo quando ele chegou.

 

Mas a maior e melhor receita de como ser feliz, encontrada na Bíblia, quem nos deu foi o próprio Senhor Jesus, no sermão do monte, registrado em Mateus 5:3-10. Lá o Senhor nos ensina que feliz e bem-aventurado é o: “pobre de espírito”, ou seja, que não coloca seu coração nas riquezas deste mundo; os que choram, porque eles serão consolados”; “os mansos, porque eles herdarão a terra”; “os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos”; “os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”; “os limpos de coração, porque eles verão a Deus”; “os pacificadores” e “os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus”. Será que aprendemos a lição?

 

E para finalizar é importante que entendamos a mais completa incapacidade do mundo de fazer um único ser humano sequer feliz. Infindas são as ofertas de felicidade fora de Cristo, mas todas levam à mais completa falência e frustração, pois após o prazer pontual, um colossal vazio retorna e exige novas investidas ilusórias em busca dessa falsa felicidade. Portanto, nem pense em desistir de Cristo e cair nos braços do mundo, pois essa é a contra mão para os que buscam a real felicidade.

 

Precisamos assimilar as lições do Mestre, sempre vigiando, recebendo com abnegação as provações e experimentando a bondade de um Deus em quem podemos confiar. Esse é o segredo da verdadeira felicidade!

 

 

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!