Carnal ou espiritual: Que tipo de solo é o seu coração?

22/08/2013 01:09

 

 

“… Caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um.”

(Mateus 13.8)

 

Semear é uma responsabilidade da qual o Senhor Jesus nos exortou antes da sua ascensão: “ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15).

 

Quando lemos a parábola do semeador (Mt 13.1-23) temos um grande estimulo, a semente é perfeita, por isso, quando cai em “boa terra” produz resultados milagrosos… “cem, sessenta e trinta por um”.

 

A semente representa as Boas-Novas, o Evangelho da Salvação; o solo o coração do ser humano. Assim, o fator limitante não é a semente, mas o solo em que caem, ou seja, o coração de quem ouve. “Sede firmes”, nas palavras do apóstolo Paulo, “inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (I Coríntios 15.58).

 

Nos três tipos de solo que a semente caiu, as causas de não se desenvolverem são distintas. O não entendimento da mensagem do Reino viabiliza o Maligno arrancar o que foi semeado à beira do caminho (v. 19). A que cai em solo pedregoso, são aqueles que ouvem a palavra com alegria, mas, por não terem raízes profundas, quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da Palavra, logo a abandona (v. 21). Por sua vez, as que são lançadas nos espinhos tornam-se infrutíferas, devido à preocupação desta vida e o engano das riquezas (v.22).

 

Essa parábola essencialmente ilustra como funciona o mundo espiritual, sob a ótica da evangelização, mas também traz uma mensagem para os crentes. Quantos cristãos ouvem a Palavra de Deus e não as coloca em prática por falta de discernimento? “Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo” (I Coríntios 3.1.2).

 

Quantos cristãos compreendem verdades espirituais, mas, por não mortificarem a carne, desfalecem na fé diante das tribulações? Quantos cristãos tiram seu foco da Glória Divina devido às fascinações deste mundo? Trocam o eterno pelo terreno, o divino pelo mundano, a Verdade pela mentira… se vendem por um prato de lentilha, ou então, traem Jesus por 30 moedas de prata (valor este pago por um escravo na época).  A glória do mundo, os palcos do estrelismo gospel, as promessas financeiras dos “apóstolos da prosperidade”, o mercantilismo da fé, o evangelho humanista – estão inviabilizando muitas sementes cristãs lançadas no solo dos corações.

 

Por outro lado, toda palavra que cai em solo fértil, ou seja, num coração quebrantado e vigilante, produzirá o milagre da sementeira, não é por outra razão que Jesus enfatiza para estes: “vocês já estão limpos pela palavra que lhes tenho falado” (João 15.3).

 

Esta é a distinção de um crente espiritual e o carnal, o que produz fruto e glorifica o Pai (Jo 15.8) e o que desonra a Deus (2 Tm 2.20).

 

Que tipo de solo tem sido seu coração diante da Palavra e do Reino de Deus?

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!