Por que jamais encontro a pessoa certa?

03/02/2013 15:07

 

Zelia de Almeida - Triângulo Mineiro (MG)

 

Reinaldo, por que o amor dá certo pra algumas pessoas e pra outras não? Tenho amigas de infância que hoje já são avós e que conseguiram achar sua cara metade. Eu vivi muitos relacioamentos na vida.  Sempre fui uma mulher fiel e dedicado, mas jamais achei a pessoa certa pra mim. O que seria isso? Azar? Ou eu devo está errando em alguma coisa?

 

Minha querida Zelia, um grande abraço para voce. O primeiro erro seguramente é a crença na tal "pessoa certa". Eu não acredito nisso. Por uma série de fatores externos e influências diversas, é comum vermos mulheres alimentando o sonho do homem perfeito. Não por acaso, são essas sonhadoras as mais vulneráveis e vitimadas pelo fracasso sentimental.

O amor não é uma loteria. Não se trata de algo do tipo que pode dá certo ou não. Quando falamos em amor, não estamos falando na tentativa de se acertar o alvo ou na idéia de que devamos contar com a sorte para que tudo prospere e termine bem.

Uma bela árvore, frondosa e frutífera, talvez seja a melhor forma de aqui aludirmos ao amor. Uma semente lançada em bom solo, devidamente regada, depois cuidada e podada, certamente redundará em frutos. Assim se dá com o amor.

A semente são as primeiras providências, as decisões iniciais e as ponderações que fazem nascer uma relação. Há de se ter serenidade e sabadoria nessa ocasião, pois uma má escolha terminará mal, mesmo que você tudo faça no decorrer do processo para que seja de outra forma.

Quando você toma decisões erradas logo de início e permite o surgimento de situações nocivas, seguramente haverão consequencias futuras absolutamente mortais para o relacionamento.

Regar um relacionamento significa conduzi-lo com inteligência e dedicação. Precisamos receber e oferecer uma série de coisas numa história a dois. Isso requer habilidade, discernimento e altruísmo. Algumas portas devem ser abertas, outras urgentemente fechadas. Palavras precisam ser ditas continuamente, outras jamais sequer imaginadas. O companheirismo deve ser cultivado, o egopismo repelido a toda prova. O diálogo deve ser uma prioridade e o carinho uma lei irrevogável.

Regar uma relação, portanto, implica em provê-la dos nutrientes necessários para que se robusteça e jamais caia na vala comum do desânimo.

Não obstante, a relação também precisa ser cuidada e podada. Muitas emoções daninhas crescem em meio a um relacionamento. O ciúme é um deles. Os tolos ensinam que faz parte do amor sentir cíumes, mas as vítimas do mesmo apresentam um discurso muito oposto. Por isso, jamais devemos sentir e nem permitir que os ciúmes se instalem numa relação, pois nenhuma forma de pacto e contrato se estabelece sem mútua confiança e enganosa é a afirmação do possessivo de que confia na pessoa a quem diz amar, pois se assim o fosse, jamais enveredaria pelo espinhoso caminho do sentimentalismo autoritário.

É lógico que essa é uma questão mais ampla, que nos remete a outras reflexões e conclusões, mas, em linhas gerais, isso é o que determina o sucesso de um relacionamento. Não existe mágica no amor e sim resultados.

Esses resultados, porém, dependem da forma como o administramos!

 

Um grande abraço e que Jesus abençoe a sua vida.

 

Reinaldo Ribeiro

 

Você também está vivendo um drama sentimental? Também procura uma palavra amiga?

Mande sua história e dúvidas para: reinaldojgr@gmail.com

Não esqueça de citar a cidade de onde fala. Identifique-se apenas se quiser.