RESPONDENDO PERGUNTAS DE LEITORES (Jan.14)

29/01/2014 10:47

 

 

 

Queridos irmãos e amigos, estamos trazendo hoje mais uma bateria de perguntas e respostas, com base nas mensagens que recebemos de nossos leitores. Lembre-se que você também pode participar desta seção, bastando apenas clicar no banner correspondente na lateral desta página. Que Deus nos abençoe e que as considerações aqui contidas possam abençoar as vidas de todos nós.

 

Dedé de Xangô – Maceió (AL)

 

Vi hoje na tv um pastor falando mal dos nossos amuletos sagrados. Por que vocês crentes condenam tanto as coisas que nem mesmo a Bíblia condena?

 

Resposta

 

Meu querido leitor, obrigado por sua pergunta. Eu lhe darei a devida e respeitosa atenção, para que você vença todos os equívocos que percebo em sua pergunta.

 

O que diz a Bíblia sobre as pessoas que usam amuletos? A Bíblia diz em Isaías 2:6 “Mas tu rejeitaste o teu povo, a casa de Jacó; porque estão cheios de adivinhadores do Oriente, e de agoureiros, como os filisteus, e fazem alianças com os filhos dos estrangeiros.” Isaías 3:18-20 “Naquele dia lhes trará o Senhor o ornamento dos pés, e os pendentes, e os braceletes, e os véus; os diademas, as cadeias dos artelhos, os cintos, as caixinhas de perfumes e os amuletos.” 


Os amuletos eram muito comuns nas culturas antigas dos tempos da Bíblia, especialmente entre os pagãos. Amuletos são sortilégios mágicos que as pessoas usam para se protegerem de energias negativas, de maus olhados, de danos, e também para dar-lhes boa sorte. Os amuletos, em geral, são em forma de cristais, cruzes célticas, ou outras joias místicas usadas num colar ou numa pulseira, ou pendurados numa corrente no espelho retrovisor do carro. Certas pessoas creem que os amuletos têm poderes místicos, que supostamente provém proteção pessoal e trazem sucesso e prosperidade. Frequentemente os sortilégios são considerados transmissores de energias curadoras e de vibrações positivas, supostamente fomentando paz e tranquilidade.

 
Durante os tempos de apostasia e idolatria, os Israelitas copiaram as superstições dos pagãos, incluindo o uso de sortilégios mágicos. Deus pronunciou uma admoestação severa contra os profetas falsos de Israel que usavam os amuletos. A Bíblia diz em Ezequiel 13:18,20-21 “Assim diz o Senhor Deus: Ai das que cosem pulseiras mágicas para todos os braços, e que fazem véus para as cabeças de pessoas de toda estatura para caçarem as almas! Porventura caçareis as almas do meu povo? e conservareis em vida almas para vosso proveito? Portanto assim diz o Senhor Deus: Eis aqui eu sou contra as vossas pulseiras mágicas com que vós ali caçais as almas como aves, e as arrancarei de vossos braços; e soltarei as almas, sim as almas que vós caçais como aves. Também rasgarei os vossos véus, e livrarei o meu povo das vossas mãos, e eles não estarão mais em vossas mãos para serem caçados; e sabereis que eu sou e Senhor.” 


Os pagãos também possuíam grandes talismãs que se chamavam ‘terafins”, também conhecidos como ‘ídolos caseiros’. Estas estátuas de miniatura existiam nas casas ou eram transportadas com os donos quando eles iam de viagem. Deus era contra essas estátuas. A Bíblia diz em 2 Reis 23:24 “Além disso, os adivinhos, os feiticeiros, os terafins, os ídolos e todas abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, Josias os extirpou, para confirmar as palavras da lei, que estavam escritas no livro que o sacerdote Hilquias achara na casa do Senhor.” 


Sempre que os ídolos ou outros sortilégios mágicos são mencionados na Bíblia, a atitude de Deus é de castigar aqueles que os usam. A Bíblia diz em Salmos 31:6 “Odeias aqueles que atentam para ídolos vãos; eu, porém, confio no Senhor.”

 

Essa é a afirmação bíblica e é nisso que eu creio. Que Deus o abençoe

 

Raimundo Jorge Carvalho – São Luis (MA)

 

Pastor eu acho que a AIDS é uma maldição de Deus para punir a imoralidade homossexual e a infidelidade conjugal. O senhor concorda comigo? Como a igreja deve agir com relação aos aidéticos?

 

Resposta

 

Meu querido irmão Raimundo, a Bíblia diz em Gálatas 4:14 “E aquilo que na minha carne era revoltante para vós, não o desprezastes nem o repelistes, antes me recebestes como a um anjo de Deus, mesmo como a Cristo Jesus.” 

 

Se queremos ser perdoados, temos que aprender a perdoar os outros e considerar que Deus também os perdoa. A Bíblia diz em Mateus 6:15 “Se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.” 


A AIDS nem sempre é contraída através de um comportamento imoral, mas todas as doenças transmitidas sexualmente podem ser prevenidas obedecendo à vontade de Deus. A Bíblia diz em Êxodo 20:14 “Não adulterarás.” A Bíblia diz também em Levítico 18:22 “Não te deitarás com varão, como se fosse mulher; é abominação.”

 

Portanto, não devemos desconsiderar as eventuais ligações da AIDS com o pecado, porém quanto aos que são vítimas dessa terrível doença, cabe-nos tratá-los com amor, compaixão, compreensão e conduzi-los a Cristo por meio da pregação evangélica.

 

Renildes de Agnes Silva – Rio Branco (AC)

 

Pastor existe muita polêmica sobre o tema aborto e até mesmo os crentes se dividem sobre isso. Eu acho que a vida humana só existe quando a pessoa nasce, mas o feto ainda não sabe de nada, então não vejo problema no aborto por isso. Mas acho que a mulher tem o direito de decidir. O que o senhor acha disso?

 

Resposta

 

Querida Renildes, o aborto é um crime e eu o classificaria dentre os mais repugnantes e covardes de todos. Perdoe-me pela franqueza, mas sua tese sobra a vida somente após o nascimento é um equívoco grosseiro. Que diz Deus sobre a vida e a personalidade de um feto? As pessoas têm valor e identidade antes de nascer. A Bíblia diz em Jeremias 1:5 “Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da mãe te santifiquei; às nações te dei por profeta.” 


Deus está ativo na vida de um ser humano enquanto ele está no útero. A Bíblia diz em Salmos 139:13-14 “Pois tu formaste os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.” O mandamento de Deus proíbe tirar a vida. A Bíblia diz em Êxodo 20:13 “Não matarás.” Logo, nenhuma mulher possui esse direito.

 

Arlindo Ewerson – Salvador (BA)

 

Olá Reinaldo. Eu sou um espiritualista kardecista com muito orgulho. Gostaria de entender porque os protestantes fazem tamanha oposição a uma realidade que inclusive está na Bíblia. Nós respeitamos muito a vocês, mas por que que vocês não nos respeitam?

 

Resposta

 

Meu caro Arlindo, a todo ser humano, independente de sua prática religioso ou qualquer outro aspecto que o distinga, somos devedores no tocante ao respeito e o amor, pois isso é premissa universal da fé cristã. Nada disso, porém, coloca em prejuízo a verdade da fé e do ensinamento bíblico, citado de maneira errada por você. Espiritualismo é um nome moderno para o que a Bíblia chama feitiçaria ou espiritismo. Um espiritista é um místico que se torna num canal, ou num agente receptor, para receber comunicações que vêm do mundo dos espíritos. Que Diz Deus sobre o espiritismo? A Bíblia diz em Levítico 19:31 “Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.”

 

O Espiritismo já era comum entre os pagãos nos tempos remotos. Deus preveniu os Filhos de Israel para não se envolverem com o espiritismo justo antes de entrarem na Terra Prometida de Canaã. A Bíblia diz em Deuteronômio 18:9-12 “Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.”

 

As pessoas buscam conselhos dos médiuns psíquicos. Qual é a fonte verdadeira das mensagens transmitidas por estes espiritistas? Um episódio na vida do Apóstolo Paulo esclarece o assunto da identidade dos espiritistas. A Bíblia diz em Atos 16:16-18 “Ora, aconteceu que quando íamos ao lugar de oração, nos veio ao encontro uma jovem que tinha um espírito adivinhador, e que, adivinhando, dava grande lucro a seus senhores. Ela, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: São servos do Deus Altíssimo estes homens que vos anunciam um caminho de salvação. E fazia isto por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou- se e disse ao espírito: Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo que saias dela. E na mesma hora saiu.”

 

Espíritos maus, anjos que antes viviam com Deus no céu, rebelaram-se com Satanás e foram lançados ao planeta Terra. A Bíblia diz em Apocalipse 12:7-9 “Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.”

 

Como os espíritos do Espiritualimo são satânicos, esta atividade é odiosa nos olhos de Deus. De fato, durante os tempos dos Israelitas, qualquer pessoa envolvida em espiritismo punida com a morte. A Bíblia diz em Levítico 20:27 “O homem ou mulher que consultar os mortos ou for feiticeiro, certamente será morto. Serão apedrejados, e o seu sangue será sobre eles.” Isaías 8:19 “Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? Acaso a favor dos vivos consultará os mortos?” 

 

Obviamente, não vamos apedrejar nenhum espírita em nossos dias, mas o alertamos expressamente a que se arrependam e voltem-se para Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas. Deus te abençoe.

 

Ariane Lima – Palmas (TO)

 

Reinaldo, a igreja sempre quis controlar muito a questão da vida íntima das pessoas casadas e normalmente só quem fica viúva é que consegue ter aprovação para casar de novo. Só que as coisas nem sempre são assim tão simples. Eu me casei apaixonada, mas depois o amor acabou e eu me apaixonei por outro homem. Não quis trair meu marido e me separei dele para casar com o outro. Sem falar que meu primeiro marido nem queria compromisso sério com Deus e esse atual gosta de ir pra igreja. Se eu fui sincera então qual é o meu pecado nisso tudo?

 

Resposta

 

Ariane, a base de análise que você segue é pessoal e alinhada à filosofia secular, passando bem distante do que dizem as Escrituras. Eu deixarei que a própria Bíblia demonstre isso para você. Por quanto tempo deve durar o casamento? A Bíblia diz em Romanos 7:2 “Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido.”

 

Cristo reconhece somente uma razão válida para o divórcio. A Bíblia diz em Mateus 5:32 “Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério.” 

 

Não agrada a Deus que as pessoas se divorciem, quando no casal existiu fidelidade. A Bíblia diz em Malaquias 2:14-16 “Todavia perguntais: Por que? Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança. E não fez ele somente um, ainda que lhe sobejava espírito? E por que somente um? Não é que buscava descendência piedosa? Portanto guardai-vos em vosso espírito, e que ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel, e aquele que cobre de violência o seu vestido; portanto cuidai de vós mesmos, diz o Senhor dos exércitos; e não sejais infiéis.” 
Se um dos esposos se divorcia por outra razão além de adultério, ambos devem permanecer solteiros. A Bíblia diz em I Coríntios 7:10-11 “Todavia, aos casados, mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido; se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.”

 

O fato de estar casado com uma pessoa que não crê em Deus não é razão suficiente para se divorciar. A Bíblia diz em I Coríntios 7:12-14 “Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher incrédula, e ela consente em habitar com ele, não se separe dela. E se alguma mulher tem marido incrédulo, e ele consente em habitar com ela, não se separe dele. Porque o marido incrédulo é santificado pela mulher, e a mulher incrédula é santificada pelo marido crente; de outro modo, os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.”

 

Portanto querida, eu respeito seus sentimentos e também respeito as concepções do mundo, mas a minha referência de fé e prática é a Bíblia e já que você pediu minha opinião, eu penso que você está em adultério e deve regularizar sua situação diante do seu verdadeiro marido ou então permanecer solteira, para que seu pecado não se agrave ainda mais.