Três cristãos e três possibilidades

02/08/2013 11:28

 

 

“Procura vir ter comigo depressa, porque Demas me desamparou,

amando o presente século, e foi para Tessalônica,

Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia. Só Lucas está comigo.

Toma Marcos, e traze-o contigo,

porque me é muito útil para o ministério.

Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males;

o Senhor lhe pague segundo as suas obras.

Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras.”

(II Timóteo 4:7)

 

Temos aqui três perfis que resumem, diferentes tipos de cristãos:

 

1ª DEMAS – MUNDANO      2ª ALEXANDRE – PROBLEMÁTICO       3ª LUCAS – FIÉL

 

CRISTÃO MUNDANO - DEMAS: Demas andava com Paulo e tinha todas as condições para ser um instrumento nas mãos de Deus, mas se deixou contaminar pelos sistemas e ofertas seculares que o rodeavam.

 

“E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.” (Mateus 13:22)

 

“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” (Mateus 16:26)

 

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.” (I João 2:15 -16)

 

“Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente.” (Tito 2:12)

 

 

“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Tiago 4:4)

 

O cristão está no mundo, mas não pertence aos seus sistemas (João 17:14)

 

O cristão é propriedade de Deus e comprado pelo Sangue de Jesus  (2 Coríntios .5:1;I Pedro 1:18-19).

 

Tornamo-nos cristãos reprováveis quando praticamos atitudes mundanas:

 

“E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.” (Lucas 21:34)

 

“Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos.” (Colossenses 3:5)

 

Toda pessoa é aquilo que ela absorve. Isso é o que governa sua vida. Deus deve ser o centro de nossas existências e Sua Palavra o norte de nossas ações.

 

Rm.12:1-2; Gal. 6:14;(II Timóteo 2:4) – “Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.”

 

CRISTÃO PROBLEMÁTICO – ALEXANDRE

 

(II Timóteo 4:14) – “Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras.”

 

Arão, Mirian, Coré, Datã e Abirão, causaram muitos males a Moisés; o cristão problemático é pessimista, crítico, ríspido, imprudente, desprovido de espírito cooperador e desafeiçoado. Ou seja, mesmo sendo cristão, nunca cresce e nada produz.

 

“Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” (II Corintios 5:10)

 

“E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação.” (I Pedro 1:17)

 

“E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.” (Apocalipse 20:12)

 

CRRISTÃO FIEL – LUCAS

 

O Cristão fiel é perseverante, amigo e produtivo.

 

“Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.” (João 15:8)

 

O cristão fiel é cooperador e vencedor.

 

“Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis.” (Apocalipse 17:14)

 

A decisão de viver em fidelidade plena a Deus estabelece que a base de nossa existência são as virtudes espirituais e nunca as inclinações da carne “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (Romanos 8:1)

 

E o método primordial para que se alcance essa estatura vitoriosa é compreender e viver o mais sublime sentido do que seja a palavra “Renúncia”...

“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo.” (Tito 2:11-13)

 

Demas, Alexandre ou Lucas: que tipo de cristão é você?

 

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!