Um relacionamento proibido pela sociedade

11/03/2013 10:24

 

Mensagem enviada por F.G.S. de Santarém (PA)

Pr. Reinaldo, eu sempre acompanho seu trabalho na internet e sou muito abençoada por Deus através de sua vida. Temos um amigo em comum que eu prefiro não citar o nome que me mostrou um lindo texto que o senhor escreveu sobre relacionamentos amorosos que desgradam a Deus. Eu chorei muito quanto li pois sinto ques estou errada. Acontece que sou uma pessoa comprometida e me envolvi com outra pessoa que também é comprometida. Acontece que ele está decidido a abandonar a família por minha causa e agora me pressiona a fazer o mesmo.

Estou numa grande aflição, não sei o que fazer. Sinto que errei mas não sei como corrigir meu erro.

Será que Deus vai me perdoar? Será que vou perder meu marido e meu casamento? Me ajude pastor

 

Olá querida, em primeiro lugar obrigado por suas palavras iniciais. Estamos aqui justamente para isso: abençoar vidas como a sua, pelas quais Jesus morreu na cruz.

Quando criamos essa Seção aqui no Site, tínhamos a suspeita de que receberíamos um considerável número de mensagens abordando situações como a sua. Mas, admito que a quantidade é bem superior ao que imaginávamos, coisa que me deixa profundamente triste e preocupado com um crescente quadro de equívocos praticados por pessoas que não conseguem discernir o que seja um sentimento saudável de uma armadilha diabólica, que visa a destruição do ser humano e o aniquilamento das famílias.

 

Por se tratar de uma pessoa casada, posso imaginar que o princípio disso tudo parte de uma insatisfação na relação conjugal. Isso me leva à

necessidade de alertar todos que me leem para o fato de que é comum que haja nos relacionamentos determinadas oscilações, que levam a

uma precipitada concepção de que "o amor acabou". Tenhamos, todavia a compreensão de que o amor não se evidenciaria numa relação, se

não fosse submetido a circunstâncias adversas e turbulências ocasionais. Julgar que haja uma diminuição no amor com base em crises localizadas é uma postura infantil e perigosa, que normalmente deriva de um erro primário, que é a criação de uma expectativa de que se tenha casado com uma pessoa perfeita. Logo, não podemos condicionar o amor a uma eterna vivência harmoniosa, pois a pessoa humana haverá de errar num dado momento e ninguém é plenamente capaz de corresponder a todos os nossos anelos. Quem busca um amante, portanto, está acrescentando um erro a outro, pois se ilude com a idéia de que teria achado a tal "satisfação", quando na verdade, apenas está trocando uma pessoa falha por outra ainda mais errante.

O amor, minha querida, é uma decisão sólida e uma determinação invulnerável. Nós não achamos achados pelo amor (como pensam alguns);

nós plantamos, regamos e colhemos o fruto da decisão de amar.

Mas, como sepre tenho dito aqui, essa decisão requer sabedoria, pois uma pessoa para constituir conosco uma família há de ser alguém que

reuna características e qualidades devidamente aplicáveis às nossas necessidades afetivas e amorosas. É pra isso que serve o namoro e o noivado, os quais já devem ser encarados com compromisso e seriedade, mas que, em primeira instância são um grande "test drive" para os nossos corações e a nossa análise racional de um futuro ao lado daquela pessoa. Pense e repense tudo isso quando reiniciar sua caminhada.

 

A Palavra de Deus é profundamente clara ao falar de adultério. Esse é um pecado tão abominável aos olhos de Deus que em Êxodo 20:14 ele é citado na lista dos mandamentos primordiais de Deus, como algo a ser rejeitado. Em Mateus 5:19 Jesus afirma que o adultério pertence à categoria das impurezas produzidas pelo coração humano e em Lucas 18:20 Ele enfatiza o texto de Êxodo, confirmando sua validade.

Em I Corintios 6:9 o apóslo Paulo de forma enfática sentencia que adúlteros não herdarão a salvação, e isso também é reconfirmado em

Hebreus 13:4. E isso é apenas um apanhado resumido, pois toda a Bíblia, do Gênesis ao Apocalipse condena a prática da indifedelidade

conjugal.

 

Diante disso, entenda que você está cometendo uma grave transgressão aos olhos de Deus e a sua postura que sugere arrependimento é um bom indicio de que esse problema pode ser resolvido.

 

O perdão de Deus, não tenha dúvida de que ele é ofertado a todos que verdadeiramente se arrependem e abandonam seus pecados.

Portanto, afaste-se imediatamente dessa pessoa e não mantenha mais qualquer vínculo com ela (inclusive de amizade - coisa que não existe

nessas situações). Reavalie seu papel no casamento e veja onde pode melhorar, tendo sempre a compreensão de que seu marido é humano e, portanto, jamais será um ser perfeito. Valorize os pequenos detalhes de um relacionamento, invista na proximidade, no carinho e no diálogo.

Busque a presença de Deus, quebrante seu coração e renove sua aliança com Jesus, que lhe diz o mesmo que falou àquela mulher que estava prestes a ser apedrejada por acusação de adultério - "vá e não peques mais"

 

Reinaldo Ribeiro

 


Você também está vivendo um drama sentimental? Também procura uma palavra amiga?

Mande sua história e dúvidas para: reinaldojgr@gmail.com

Não esqueça de citar a cidade de onde fala. Identifique-se apenas se quiser.