Você é gentil?

29/07/2013 01:11

 

 

 

E aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo:

Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos.

E ele lhes disse: Que quereis que vos faça? E eles lhe disseram:

Concede-nos que na tua glória nos assentemos,

um à tua direita, e outro à tua esquerda. Mas Jesus lhes disse:

Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu bebo,

e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado?

E eles lhe disseram: Podemos. 

(Marcos 10.35-39)

 

 

É impactante perceber o modo como Jesus trata as pessoas, em sua grande diversidade. Chega mesmo a ser surpreendente a paciência e o cuidado que Ele demonstra, caminhando com cada uma em suas peculiaridades.

 

O que você pensa sobre o pedido de Tiago e João? Na sequência do texto, os demais discípulos ao saberem desse pedido ficam indignados. Mas a razão da indignação é o simples fato de que cada um ambicionava exatamente o que os dois pediram! Eles não suportavam ver aqueles dois expressarem o que eles tanto queriam, mas queriam esconder! Assim Jesus, a partir do verso 42, ensina a todos mais uma vez sobre humildade e sobre serviço.

 

Jesus é a manifestação exata do Pai (Hebreus 1.4) e ao mesmo tempo o exemplo máximo de saúde humana (Efésios 4.13). Sendo completamente saudável, Ele podia lidar com os enfermos pacientemente. Sendo completamente maduro, Ele podia suportar os imaturos. Sendo completamente sábio, Ele podia dividir sua vida com os insensatos.

 

Nossa incapacidade de lidar com os outros muitas vezes reside no fato de que eles revelam algo que está escondido dentro de nós! Outras vezes pode ser explicado por nosso orgulho e presunção. Outras, por nossa cegueira a respeito de nós mesmo e nossas ilusões sobre quem somos. É inspirador perceber as atitudes de Jesus!

 

Tiago e João não sabiam o que estavam pedindo porque não sabiam ainda, de fato, quem era Jesus e  qual era sua missão entre nós. Ele veio buscar e salvar os pecadores – isso dá bastante trabalho!

 

Não temos ideia! Jesus veio nos buscar. Somos pecadores e somos ovelhas. As ovelhas são animais incapazes de reconhecer o perigo que está diante de seus olhos e sofrem de um profundo senso de desorientação. São incapazes de encontrar sozinhas o caminho para casa! Essa metáfora nos cai muito bem. Precisamos de orientação e precisamos aprender. A vida cristã é verdadeira quando nos deixamos orientar pelo Espírito Santo e aprendemos a agir como Jesus, especialmente quando lidamos com pessoas.

 

Hoje estamos diante de uma nova etapa e talvez você esteja tenha passado ou ainda esteja atravessando uma fase difícil em sua vida, que lhe sugou e suga quase toda a energia. Mas não use isso como desculpa para tratar mal as pessoas, especialmente as de sua família.

 

Trate mal seus próprios desacertos, agrida suas desqualificações de caráter, grite com seu próprio egoísmo…mas seja respeitoso e gentil com as pessoas.

 

Lembre-se: Jesus era capaz de ser assim, mesmo diante de um Tiago e um João petulantes como os do texto de hoje.

 

 

 

 

 

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!