Você é feliz?

16/06/2014 00:31

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!”

(Filipenses 4.4)

 

 

Viver como cristão acabará por mudar completamente nossos parâmetros e perspectivas de vida. Nossa natureza frágil e confusa não nos permite colocar ordem no mundo. Sabemos o que é certo, mas não conseguimos colocar em prática a totalidade dessas constatações. Estamos sempre tropeçando e colocando as coisas a perder. A chance de vivermos uma vida plena de significado é vier pela fé, colocando ordem em nosso mundo interior. É viver nossa vida em Cristo. Ele é a revelação exata de Deus e todo nosso relacionamento com Deus somente é possível por meio dEle.

 

Uma das mudanças necessárias é quanto à fonte de nossa alegria. Paulo está escrevendo a pessoas que em, sua esmagadora maioria, não vivia em condições favoráveis. Um problema adicional era a própria fé que haviam abraçado e que os tornava alvos de perseguição. Os problemas eram tantos que Paulo preocupa-se em ensiná-las a não cair em ansiedade e ele mesmo lhes fala de seu aprendizado em meio a dores e privações, apontando o Senhor Jesus como a fonte de seu vigor e ânimo. Tudo isso está na carta aos Filipenses. E então diz: “alegrem-se sempre no Senhor” e enfatiza: “Novamente direi: alegrem-se.”

 

Paulo não vê a alegria como o resultado de alguma coisa apenas, mas especialmente, como uma opção. Os cristãos de Filipos deveriam pensar no Senhor, manter na mente Sua presença, Seu amor, Seus cuidados, Suas promessas e alegrar-se nisso. E é exatamente isso que muitas vezes nos falta – aprender a alegrar-nos no Senhor. Nos alegramos em inutilidades e nos frustramos porque são alegrias passageiras. Queremos algo mais que somente encontraremos em Cristo. Ele é a fonte de alegria permanente. E é a única. Não há outra. Aprenda a alegrar-se nEle. Para isso você precisa escolher que Ele seja sua fonte de alegria. Mas como?

 

Familiarize-se com a vida de Cristo e Seu Ministério e com o cristianismo ensinado pelos apóstolos. Familiarize-se com as Escrituras. Pratique a oração permanentemente. Ore sempre. Lembre-se de Deus e O adore. Quando sentir-se tentado, ore. Quando algo bom acontecer, ore. Em meio a dificuldades ou conflitos, ore. Faça da oração uma experiência existencial e assim conviva com Deus.

 

Creia no amor de Deus por você. Jesus é quem nos mostrou esse amor e Ele o fez entregando a Si mesmo por nós. Ele suportou o silêncio de Pai que era meu e seu. Creia que Ele tem propósitos para sua vida e nutra esperança nEle.

 

Essas e outras atitudes podem lhe ajudar diariamente a praticar a alegria que se fundamenta em Cristo. Não espere que as coisas boas aconteçam para alegrar-se. Alegre-se naquele que é bom, sempre bom. Quando Jesus for a fonte de sua alegria, não restará motivo algum para tristeza. Como dizia Agostinho, “não há motivo para tristeza duradoura, quando há certeza de felicidade eterna”.

 

Deus te abençoe e te faça feliz hoje e sempre, em Nome de Jesus!