Você está incomodando o mundo?

07/03/2015 11:23

 

“Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui”

(Atos 17:6)

 

 

A pregação deve incomodar os que estão acomodados e acomodar (consolar) os que estão incomodados. O testemunho cristão deve mexer com as pessoas ao nosso redor, representando que não estamos satisfeitos com este mundo, como diz Romanos 12.2: “não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

 

A cidade de Tessalônica era um local estratégico para as rotas romanas, tinha um porto muito movimentado e era a capital da Macedônia. Uma cidade rica e tranquila. Certamente já tinham ouvido falar de Paulo e os efeitos de sua pregação por onde passava, por isso o temiam tanto. Paulo já havia pregado em várias cidades importantes da redondeza e agora chegara a Tessalônica. Com apenas três semanas pregando, já havia alcançado várias pessoas e incomodado a alta sociedade, a elite local.

 

Precisamos incomodar o mundo, caso contrário estaremos acomodados a ele. Quando o diabo está furioso conosco significa que estamos incomodando o inferno.

 

O evangelho traz o remédio que a medicina não tem e o prazer que o dinheiro não dá. Pessoas que às vezes prometem largar um vício, abandonar um comportamento indevido ou mudar de vida, em geral não conseguem. Mas quando aceitam a Cristo são transformadas pelo poder de Deus.

 

Wesley pregava pelas pequenas cidades da Inglaterra e as pessoas largavam seus vícios. Conta-se de um viajante que procurava bebida alcoólica e não achava em nenhum estabelecimento de uma pequena cidade, quando perguntou: ‘onde eu vou encontrar bebida alcoólica aqui?’ e a atendente respondeu: ‘em lugar nenhum, por que o pastor Wesley esteve pregando aqui e todos do lugar se converteram a Jesus Cristo deixando seus vícios.

 

Aqueles que disseram que Paulo estava transtornando o mundo, fizeram coisas muito piores, que são obras da carne (Gálatas 5.19-22) como deixa claro nas palavras do texto: ‘inveja’, ‘homens maus’, ‘malandragem’, ‘turba’, ‘alvoroçaram a cidade’ e ‘assaltando’. Converter significa mudar de direção. O mundo está de cabeça para baixo. O convertido vira de costas para o mundo e de frente para Deus, por isso parece estar indo contra a correnteza.

 

Devemos ser luz do mundo (Mateus 5.14). Quando acendemos a luz à noite, sentimos os olhos incomodarem. Assim é quem está nas trevas. A luz perturba porque revela o que está nas trevas e é mais forte que ela (João 3.19).

 

Diz uma famosa fábula: Um vagalume foi perseguido por uma serpente e resolveu perguntar: ‘por que você não gosta de mim?’, e a serpente respondeu: ‘por que eu odeio a sua luz, ela me incomoda’. Do mesmo modo o mundo e as trevas querem engolir o servo de Deus que dá testemunho da verdade.

 

Deus quer uma Igreja que testemunhe para o mundo a luz da Sua palavra. Não tema em momento algum falar a verdade e incomodar aqueles que estão mortos pelo pecado. Se sua presença cristã tem constrangido pessoas que convivem com você para não falarem coisas indecorosas e quaisquer outras atitudes desrespeitosas é porque você tem incomodado estas pessoas com sua luz. Mas se você está acomodado com tudo que o mundo faz, é hora de despertar para uma vida cheia de Luz que vencerá todas as trevas.

 

Rejeite em nome de Jesus o assédio do abominável movimento de secularização que invade o cristianismo atual.  Sirva a Deus na essência e na aparência. Louve, vista-se, ande, fale e viva como um filho de Deus e não como um ímpio. Peça a Deus que o ajude a melhorar seu testemunho e ande de acordo com a Palavra de Deus. Muitos se mostrarão incomodados, até mesmo dentro da igreja, mas as repercussões nos céus farão de você uma benção na terra.