A benção do insucesso

23/01/2014 01:30

 

 

 

“Quisemos visitá-los. Eu mesmo, Paulo, o quis, e não apenas uma vez,

mas duas; Satanás, porém, nos impediu.”

(I Tessalonicenses 2.18).

 

 

Definitivamente esse é o tipo de mensagem que não gostamos de receber. Preferimos que nos digam que tudo vai dar certo, que sempre vamos conseguir realizar tudo o que planejamos e que nossos objetivos serão plenamente alcançados. Uma geração cristã em nossos dias se consolidou dentro de um ambiente tão humanista, que aparentemente Deus tem a obrigação de concretizar tudo que desejamos. Assim, queremos acreditar que nunca teremos problemas, embora lá no fundo saibamos que isso é impossível. Pois a grande verdade é que nem tudo vai dar certo.

 

Penso que o apóstolo Paulo tinha plena consciência disso. Ele escreveu para os irmãos da igreja em Tessalônica o nosso texto base de hoje, exatamente para lhes repassar essa compreensão da vida e do evangelho: nem tudo será do nosso jeito, nem tudo serão flores, nem todas as orações serão respondidas, nem todos os projetos lograrão êxito, nem todos os frutos serão doces.

 

Penso que isso deve ser algo difícil de admitir, principalmente para um apóstolo. Dizer que fez um plano, mas foi impedido por Satanás de realiza-lo, pode parecer para alguns uma inadmissível confissão de fracasso. E foi realmente um fracasso.

 

Entretanto, nem só de sucesso vive o homem de Deus. Muitas vezes fazemos planos que não dão certo, tomamos direção errada, realizamos uma escolha indevida. Nem sempre acertamos. Muitas vezes temos a convicção de que algo seja plano de Deus, quando na verdade nunca deixou de ser apenas nosso plano. E alguns ficam remoendo seus insucessos como se isso fosse o fim de suas vidas. Não é.

 

Não encontramos nas palavras do apóstolo Paulo nenhum tom de desânimo ou de lamentação. Simplesmente aconteceu. Ele não conseguiu realizar aquele intento. Foi impedido por Satanás! E daí? Ele poderia tentar de novo e buscaria outra solução que pudesse alcançar um resultado melhor que a ideia anterior. E nesse processo de tentativas e erros ele estava crescendo no Senhor.

 

Nós sempre somos do Senhor e isso é o que realmente importa. Quando erramos e quando acertamos, quando caímos e quando levantamos, quando vencemos e até quando fracassamos – continuamos sendo do Senhor

 

Nem tudo vai dar certo. Também, nem tudo vai dar errado. E Deus sabe disso. É em meio a essas contradições desse nosso mundo imperfeito que Deus vai nos conduzindo até chegarmos ao alvo e nos moldando para o nível do amadurecimento necessário.

 

E para aqueles que não se deixam abater, o resultado final será glorioso. Apesar de nossas limitações, aquele que começou em nossa a boa obra, há de aperfeiçoá-la até o dia de Jesus Cristo (Filipenses 1.6).

 

Permaneça firme na Rocha da nossa salvação!