A face abençoadora da angústia

26/11/2013 01:50

 

 

“Na minha angústia clamei ao Senhor…”

(Salmo 120.1)

 

 

Será que clamaríamos a Deus em dias prósperos e felizes? Será que bastaria seu amor para atrair-nos e para levar-nos aos Seus pés? Ou precisamos necessariamente de aflições para que busquemos a Deus com todo o nosso coração?

 

A esterilidade de Ana não apenas a pôs de joelhos como também tornou sua oração mais intensa. Fez com que não sua boca, mas sua alma clamasse. Sua angústia produziu um milagre. Mais do que isso, sua angústia produziu um santo e um grande homem de Deus que foi Samuel. Já Penina, sua rival, nada produziu de construtivo com sua fecundidade. Situações confortáveis geram pouco ou mesmo nada no Reino de Deus.

 

Não é que Deus sinta alegria em nosso sofrimento, em nossas aflições, em nossas angústias. Entretanto, Ele sabe que tais situações muitas vezes são a causa do nosso clamor e da nossa busca insistente e sincera. Somos barro duro e só o calor intenso nos fará vasos úteis e preciosos.

 

Sim, Deus aguarda o dia em que nos dirigiremos a Ele sem que o motivo seja a dor ou a preocupação. Ele espera que amadureçamos a ponto de busca-lo intensamente sem que haja necessidades ou aflições em nossa alma. E isso pode acontecer.

 

Ainda assim, nesse mundo imperfeito em que vivemos, muitas vezes só iremos diante do Trono porque as circunstâncias nos pressionarão. Nossa carne acomodada foge da luta em um mundo no qual a vitória está destinada aos que aprenderam a combater o bom combate da fé (I Timóteo 6.12). O Senhor dos Exércitos está levantando guerreiros, os quais só são forjados no calor da batalha.

 

Você pode achar que a sua angústia é o fim. Mas é mais provável que ela seja o começo do trabalho de Deus em sua vida. Ela não vai destruir você. Ela vai levar você até a presença de Deus para que o milagre seja produzido e a glória de Deus seja manifestada.

 

Após dar à luz a Samuel, Ana teve mais cinco filhos (I Samuel 2.21). Foram suas intensas orações na angústia que produziram Samuel e muita glória para Deus. Deus pode fazer o ventre estéril gerar filhos. Melhor ainda é quando Ele faz nossa alma gerar vitórias para Sua honra e glória.

 

Sei que não é um caminho fácil, mas geralmente esse é o caminho de Deus. Percorra-o e alcance sua vitória em Cristo!