A Palavra e o próspero caminho

10/03/2014 00:42

 

 

"Não se aparte da tua boca o livro desta lei;

antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer

conforme a tudo quanto nele está escrito;

porque então farás prosperar o teu caminho,

e serás bem sucedido."

(Josué 1:8)

 

Há muitos cristãos que nunca se separam de suas Bíblias. Elas estão em suas mãos, na cabeceira do pequeno móvel ao lado da cama ou sobre a mesa na sala de estar. Outros as têm como inseparável parceira no culto a Deus, onde são abertas para atender ao pedido do pregador. Tudo isso é absolutamente formidável, mas não suficiente. Pouco proveito a Palavra de Deus terá apenas na leitura, no manuseio público ou na manipulação congregacional. É na boca do atalaia que a Palavra de Deus adquire poder, é movida pela intrépida profecia do evangelista que ela varre todos os obstáculos, aniquila todas as muralhas e converte o mais vil dos homens no mais iluminado dos seres.

 

Naturalmente, esse não é um processo mecânico. A Palavra de Deus não é um mantra esotérico e nem uma simpatia enfeitiçada. Não se trata mera a simplesmente de posicionar a boca num microfone e desferir berros em praça pública. Isso talvez mais afaste do que conquiste almas e em geral mais compromete o respeito público da igreja do que a torna mais aceitável no desempenho do seu papel. A vivacidade da Palavra de Deus se expressa na unção que lhe transmite, pois a boca é um mero instrumento a serviço de um coração que transborda de Deus.

 

O ponto culminante dessa ação sobrenatural são os seus efeitos. A Palavra de Deus não seria melhor que a palavra do homem se os seus efeitos fossem semelhantes aos resultados da mera oratória ou do simples poder da retórica. Oratória e retórica impressionam, semeiam admirações ou até conquistam adeptos, mas a Palavra de Deus cura, liberta e salva. Essa é a essencial e necessária diferença.

 

Esses resultados, todavia, não se manifestarão se não “meditarmos nela de dia e de noite, para termos o cuidado de fazer conforme tudo quanto nela está escrito”. Ninguém pode confundir a vara transformada em serpente de Moisés com a imitação do feiticeiro egípcio. Assim também, que ninguém confunda os profundos e transformadores resultados da Palavra de Deus com os superficiais e emotivos efeitos da mera sabedoria ou articulação humana. Aqueles que fingem pregar a vontade de Deus podem arrancar gritos, pulos e lágrimas de suas plateias, mas aqueles que pregam a pura e santa Palavra de Deus, a sã doutrina de Cristo e Seus apóstolos, conduzem seus ouvintes à Cruz do Salvador.

 

O fim não poderia ser outro: prosperidade!

 

De dinheiro? De fama? De reconhecimento? De conquistas materiais? Jamais!!

 

“...farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido.” O caminho é a missão e não o bolso. O caminho é a peregrinação no deserto momentâneo da vida, o qual – somente para aqueles que trazem a Palavra de Deus nos lábios e que nela meditam de dia e de noite – culminará no mais bem sucedido de todos os destinos: o céu de glória!