A utopia do crescimento sem consolidação

09/02/2014 14:43

 

 

"Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu

à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram.

Outra caiu sobre a pedra; e, tendo crescido, secou por falta de umidade.

Outra caiu no meio dos espinhos; e, estes, ao crescerem com ela,

a sufocaram. Outra, afinal, caiu em boa terra;

cresceu e produziu a cento por um"

(Lucas 8:5-8)

 

A explicação de Jesus para esta linda parábola é fácil de entender: "A semente é a palavra de Deus. A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos. A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, creem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam. A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer. A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido d bom e reto coração retêm a palavra; estes frutificam com perseverança" (Lucas 8:11-15). Alguém ensina as Escrituras a várias pessoas; a resposta dessas pessoas depende do estado do coração delas, isto é, de sua atitude. Não basta, portanto, entrarem na Igreja. É preciso que haja consolidação.

 

Numa Igreja de dons e ministérios, onde todos são conscientizados  que foram dotados por Deus de, no mínimo, um dom e que esse dom deve ser colocado à disposição de Deus para o serviço ao próximo, através dos diversos Ministérios da Igreja, não há motivo para que ninguém fique de fora do Projeto de Deus, desenvolvido através da própria Igreja!

 

Vivemos um tempo de muitas adesões e poucas conversões genuínas! Muitas pessoas batizadas, recebidas nas Igrejas, sem, no entanto, vivenciarem UMA NOVA VIDA EM CRISTO!

 

É de corar de vergonha ver pessoas com o nome arrolado numa Igreja evangélica, dizendo-se "evangélico(a)", postando nas redes sociais palavrões, citações de pessoas que nunca tiveram um relacionamento com Deus, verdadeiras filosofias baratas, curtido novelas e seus personagens que fazem apologia às drogas, ao adultério, ao incesto, etc! Fazendo elogios a bandas e cantores seculares, roqueiros que fazem invocação de demônios nos palcos, sem o menor discernimento. Estão na internet da mesma forma que estão no mundo, misturados e assemelhados aos que nada tem com Cristo.

 

Tem faltado CONSOLIDAÇÃO!

 

O batismo ou a recepção na Igreja não é o ápice da vida cristã, é apenas o começo, é o início do processo da santificação, sem a qual ninguém verá a Deus! (Hebreus 12:14)

 

E quando eu falo em CONSOLIDAÇÃO, não estou falando de novidades pós modernas, estou falando do discipulado simples e sincero, fundamentado na Palavra de Deus, que nos identifica no mundo e dele nos diferencia.

 

Creio no Discipulado como instrumento de consolidação!

 

Ainda creio na Escola Bíblica Dominical como instrumento de consolidação!

 

Ainda creio nos Estudos Bíblicos, Seminários e Séries de Conferências como instrumento de consolidação!

 

Ainda creio na santificação que não nos separa das pessoas, mas nos separa para Cristo, para nós aproximarmos das pessoas com conteúdo espiritual cristão e unção de Deus!

 

Ainda creio em pregações que combatem o pecado como instrumento de consolidação!

 

Ainda creio em pregações que falam de arrebatamento, volta de Jesus, morte e vida, céu e inferno como instrumento de consolidação!

 

Ainda creio nos cultos nos lares como instrumento de consolidação!

 

Ainda creio no incentivo a Leitura anual da Bíblia, meditação na Palavra, para conhecermos melhor o nosso Deus e sua vontade para nossas vidas!

 

Ainda creio na Oração como estilo de vida, como instrumento de consolidação!

 

Ainda creio no Jejum como arma poderosa para mudar circunstâncias, como instrumento de consolidação!

 

Ainda creio no Batismo com ou no Espírito Santo, como poder de Deus na vida do cristão para que ele possa vencer as provações e tentações, como instrumento de consolidação!

 

Ainda creio no fruto do Espírito Santo que imprime em nós o caráter de Cristo, como instrumento de consolidação!

 

Ainda creio nos dons espirituais como ferramenta que nos habilita para melhor servirmos a Deus e ao nosso próximo!

 

Ainda creio que a Igreja, apesar de suas limitações, ainda é o melhor lugar para estamos adorando e aprendendo de Deus em família, nela criando nossos filhos, preparando-os para serem bons cidadãos nesta terra e cidadãos dos céus!

 

 

Na vida cristã, quem para regride! Portanto, prossiga!

 

No céu não haverá passagem para nenhum "quase cristão"! Lá se estabelece a terna morada de quem é comprometido com Deus e Sua poderosa Palavra! Gente que paga o preço da renúncia do pecado e busca viver o dia de hoje como se Cristo fosse voltar hoje!

 

Menos do que isso é viver se enganando e se candidatando a ser surpreendido negativamente no último dia!

 

Vale a pena amar Deus sobre todas as coisas, renunciar o pecado, servir o nosso próximo e estar preparados para o encontro com Jesus! Vale a pena termos muitas igrejas e todas elas lotadas de cristãos. Desde que haja CONSOLIDAÇÃO!