Como garantir a felicidade de um casamento?

19/01/2014 10:33

 

 

 

Mensagem enviada por Lucia Adelaide – Vitória (ES)

 

 

Querido pastor e poeta Reinaldo, eu lia aqui uma de suas poesias e confesso que meu roto se cobriu de lágrimas. É porque estou muito infeliz em meu casamento e suas poesias parecem mostrar uma dimensão tão linda do amor que eu queria para mim, mas não consigo. Conheci meu marido dentro da igreja e ele era a pessoa perfeita. Eu sei que erramos muito, cometemos muitos pecados e no casamento outros erros vieram, mas a verdade é que eu casei por amor, então por que as coisas são vão bem? Por que meu casamento está tão próximo do fim? E como encontrar a fórmula certa e a pessoa perfeita para um casamento feliz?

 

Resposta

 

Minha irmã Lucia, obrigado pelo envio de sua mensagem. Preciso começar, sendo objetivo e claro em dois pontos.

 

Em primeiro lugar, não existem fórmulas certas e nem a pessoa perfeita. Da mesma forma, sobretudo, alguns irmãos na fé, vítimas de uma concepção espiritualizada das relações amorosas, acreditam que Deus escolhe as pessoas com quem devamos nos envolver, o que é um perigoso engano. Muito da frustração que abate as almas nos instantes de crise é derivado exatamente da ilusória expectativa que esse tipo de crença pode proporcionar.

 

Em segundo lugar, perguntas como a sua exigem muito mais Bíblia do que palavras humanas, e é exatamente isso que farei, responderei a você por intermédio da Palavra de Deus.

 

O que fazer para construir um casamento feliz e/ou restaurar o infeliz?

 

O Que ensina a Bíblia sobre o casamento? O casamento é uma ligação permanente e dedicada entre um homem e uma mulher. A Bíblia diz em Mateus 19:5-6 “Deus ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne? Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem.” 

 


Como devem os maridos tratar as suas esposas? A Bíblia diz em Efésios 5:25-28 “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.” 

 


Os maridos devem tratar as suas esposas com respeito e honra. A Bíblia diz em I Pedro 3:7 “Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.” 

 


Como devem as mulheres tratar os seus maridos? A Bíblia diz em Efésios 5:22-24 “Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos.”  Isto significa que a mulher deve ser a única a submeter-se? Não! Num casamento ambos se submetem. A Bíblia diz em Efésios 5:21 “Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.” 

 


A Palavra de Deus proíbe o abuso físico e verbal? A Bíblia diz em Colossenses 3:19 “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente.” 

 


Para se ter um bom casamento, resolvam as vossas diferenças imediatamente. A Bíblia diz em Efésios 4:26 “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.” 
Faça com que a relação esteja sempre a melhorar no sentido de unidade e de entendimento da parte um do outro. A Bíblia diz em Efésios 4:2-3 “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz
.” 

 


Que perspectiva deve ter a sociedade sobre o casamento? A Bíblia diz em Hebreus 13:4 “Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará.” 

 


Que mandamentos Deus estabeleceu para proteger o casamento? O sétimo e o décimo mandamento. A Bíblia diz em Êxodo 20:14, 17 “Não adulterarás. … Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.” 

 


Qual é a única razão válida em que Jesus permite o divórcio? A Bíblia diz em Mateus 5:32 “Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério.” 

 


Quanto tempo deve durar o casamento? A Bíblia diz em Romanos 7:2 “Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido.” Casamento não é aventura, não é adereço temporário.  É compromisso e vínculo eternos.

 


Que instruções dá a Bíblia sobre com quem devemos nos casar? Está escrito em II Coríntios 6:14 “Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?“ Uma pessoa selada pelo Espírito Santo não deve e nem pode envolver-se amorosamente com que não possui o amor de Deus. Esse é o mais previsível de todos os casamento fracassados.

 
O romance e o sexo recebem as bençãos de Deus quando usados dentro do casamento. A Bíblia diz em Provérbios 5:18-19 “Seja bendito o teu manancial; e regozija-te na mulher da tua mocidade. Como corça amorosa, e graciosa cabra montesa saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê encantado perpetuamente.” 

 

Não sou psicólogo e nem terapeuta de casais (há muitos por aí e diversos deles extremamente competentes), mas posso afirmar sem temor que o grau de compromisso com tudo quanto a Palavra de Deus nos afirma acima é o determinará o êxito ou a ruína de um casamento. Portanto, tudo começa com uma escolha pessoal, mas o fator determinante será a fidelidade a Deus e Sua Palavra.

 

Reflita muito acerca de tudo isso, tome as melhores decisões, assuma das mais acertadas posturas e conte com minhas orações!