Deus: a imutável segurança

06/01/2014 12:52

 

O homem de Deus foi ao rei de Israel e lhe disse: “Assim diz o SENHOR:

‘Como os arameus pensam que o SENHOR é um deus das montanhas

e não um deus dos vales, eu entregarei esse exército enorme nas suas mãos,

e vocês saberão que eu sou o SENHOR’ ”.

(I Reis 20.28)

 

 

Para Deus não há situações desfavoráveis, Ele não é menos Deus porque as circunstâncias mudaram. Ele trouxe vitória a Israel nas montanhas e traria vitória nos vales também. Nosso êxito talvez necessite que as coisas sejam sempre favoráveis ou que nunca mudem. O êxito de Deus, não.

 

Nós geralmente tememos quando as coisas se alteram, quando as condições são outras e já não parecem tão positivas. Nessa hora não é incomum nosso coração temer e pensar que a superação será muito difícil ou talvez impossível. Mas não é assim.  Nós não andamos sozinhos neste mundo, não lutamos sozinhos, lutamos com Deus e por Deus.

 

Aos olhos de Deus, uma montanha não é muito diferente de um vale ou de uma planície, assim como um problema não é maior do que o outro. Deus já curou simples dores de cabeça e já sarou cancerosos terminais. Sua força na peleja é invencível sempre. Ele já nos provou ser Deus na turbulência e na calmaria. Ele já nos mostrou várias vezes que é nosso Deus nas montanhas e igualmente nos vales profundos.

 

Como Pedro, olhamos simplesmente para nós, para o mar e para o vento. Quando na verdade, se estamos caminhando firmes é porque a princípio soubemos olhar para o Senhor e ouvir a sua voz. Estamos onde estamos porque Ele nos chamou e nossa vitória continua tão dependente Dele como no início. O mais importante não é para onde sopra o vento ou qual a sua intensidade. O mais importante é Quem nos conduz e nos garante.

 

Seja nas montanhas ou nos vales, nas situações boas ou ruins, a nossa vitória dependerá sempre de Deus.

 

O Senhor é nosso Pastor, seja nos pastos verdejantes e nas águas tranquilas, seja no vale da sombra da morte.