É possível perdoar uma traição do passado?

10/05/2013 11:19

 

 

Mensagem enviada por “MULHER CONFUSA” -  Recife (PE)

 

Olá Reinaldo. Direi minha história com breves palavras. Sou casada há 22 anos com um homem em quem sempre confiei e que sempre me deu motivos para ser feliz. Há um ano nós nos convertemos e estamos frequentando uma igreja evangélica próxima de nossa casa, onde nos damos super bem. Ocorre que há uma semana ele me chamou para uma conversa e me disse que tinha um segredo que o incomodava. Confessou que me traiu por mais de 10 anos seguidos e pediu perdão, dizendo que agora é um novo homem. Como estamos na igreja eu o perdoei, mas estou com o coração amargurado e cheia de dúvidas. Não sei mais se devo e se posso confiar nele. Será que isso vai me esfriar e destruir meu casamento?

 

Minha querida amiga, seu casamento só terminará se você assim o permitir.

 

Eu compreendo inteiramente sua decepção ao tomar conhecimento de algo tão doloroso como é a traição. Lamentavelmente esse é um drama aplacado por uma cultura de tolerância, que aparentemente ameniza seus efeitos, mas que na realidade das almas vitimadas, gera cicatrizes profundas. Constantemente eu estou trabalhando com pessoas inseridas nesse drama e conheço bem suas causas e resultados.

 

Todavia, temos aqui um ingrediente que não pode ser desconsiderado: seu marido foi sincero e provavelmente você jamais tomaria conhecimento do fato de outra maneira (já que por 10 anos sequer desconfiou). Esse é um indício claro de sincero arrependimento.

 

Eu sei que muitas vezes o arrependimento verdadeiro se mistura ou se confunde ao remorso passageiro, mas estou certo de que você já deve possuir elementos que apontem para uma clara transformação de seu marido ou não. Essa observação é o ponto chave da questão, pois quem muda de fato, não o faz a prestações, mas com integralidade de caráter. Mesmo sendo um processo, sua evidência gradual se manifesta com clareza espontânea de gestos e ações.

 

Veja o que diz a Palavra de Deus e, II Coríntios 5:17

 

“Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; tudo se fez novo.”

 

Se a sua situação fosse igual às que corriqueiramente tomo conhecimento, confesso que ficaria mais incrédulo, todavia a presença do elemento “conversão a Cristo” faz toda diferença.

 

Aqueles que se entregam a Jesus de fato mudam de vida e eu já testemunhei isso muitas vezes. Acredite, já vi gente de toda espécie chegando à igreja e dentro de pouco tempo se tornando irreconhecíveis até mesmo para os seus parentes mais próximos. O Espírito Santo de Deus é especialista na operação desse milagre.

 

Sendo assim, quero crer que seu marido pertença a esse milagroso e maravilhoso contexto. Talvez pareça uma aposta, mas eu prefiro chamar de investimento emocional justificável, pois você o faz em nome da sustentabilidade de seu casamento e do equilíbrio de sua família – coisas que Deus sempre aprova e abençoe.

 

Perdoe seu marido, permita-se amá-lo com intensidade anda maior e seu casamento estará a salvo.

 

Conte com minhas orações!

 

 

 

Você também está vivendo um drama sentimental? Também procura uma palavra amiga?

Mande sua história e dúvidas para: poetadoamor@reinaldoribeiro.net

Não esqueça de citar a cidade de onde fala. Identifique-se apenas se quiser.