"E quando a morte nos separa?"

13/11/2012 10:40

 Guilherme Dias - Brasilia (DF)

Reinaldo, hoje em dia poucas pessoas conhecem o amor. Você sempre fala nisso e eu concordo com você. Falamos muito sobre amor e declaramos muito que amamos, mas a verdade que é são poucos os privilegiados que realmente amam. Eu tenho o prazer de admitir que sou um desses privilegiados. Sou um homem já idoso, perto de completar 80 anos, e tive a sorte de conhecer uma mulher muito especial, com quem vivi uma verdadeira história de amor por 53 anos sem interrupções. Falo todos os dias aos meus filhos e netos que o amor é eterno e fico feliz quando vejo suas postatgens e seus artigos onde você diz a mesma coisa. Acho bonito também o exemplo que você dá mesmo sendo tão jovem, declarando publicamente o amor que você tem por sua esposa. Isso me faz lembrar de mim mesmo, pois eu também fazia muitas poesias pra ela. Já se vão dois anos desde que ela se foi e eu posso dizer uma coisa, mesmo que eu pudesse voltar á juventude, ainda assim eu não teria outra mulher. A prresença ou ausência física dela não modifica nada e o meu amor é o mesmo. Um dia nós subimos no altar e juramos que seríamos fiéis até que a morte nos separasse, mas agora que a morte nos separou eu digo a você que é muito difícil continuar vivendo sem ela. Voc é um homem sábio. me diga, como viver sem a pessoa que nós tanto amamos?

Reinaldo, peço a você que mande uma lembrança para minha neta Joana. Ela tem 24 anos, é sua fã e foi ela quem digitou essa mensagem. Obrigado.

 

Prezado Guilherme, antes de tudo, um grande beijo para a Joana e meu muito obrigado pelo carinho que você e ela me dedicam.

A sua mensagem foge um pouco da proposta dessa seção, pois aqui normalmente eu lido com pessoas alquebradas na alma, em crise com os seus sentimentos e que precisam de um norte para reequilibrarem seus passos. Não vejo isso no seu caso. Em você vejo um exemplo, tão notável, superlativo e nobre, que senti a necessidade de publicar e divulgar ao mundo.

53 anos de relacionamento é um marco digno de aplausos e é um espelho que merece servir de referência. O consumismo social alcançou também os relacionamentos e as uniões descartáveis se tornaram um triste hábito em nossos dias.

A imbecilidade falsamente filosófica cria adágios do tipo: "o amor acabou" ou "um amor se cura com outro amor". Os alienados aprendem isso na mídia, nas deformidades de caráter estampadas em seus célebres ídolos, que casam 3 vezes por ano e lhes dão a sensação de que isso seja normal.

Mas, pessoas iluminadas como você sabem que as coisas não são assim. O amor é a essência de Deus. Ele possui três níveis: um que nos une espiritualmente ao nosso Criador, outro que nos associa em amizades e irmandades genuínas e um último que torna homem e mulher uma só carne. Ambos manifestam-se com características peculiares, porém são invulneráveis e eternos, quando sinceros.

O amor "eros", que seria este último a que me referi, nada mais é do que um perfeito símbolo terreno do elo entre Jesus e a Sua Igreja. Muitas vezes a Bíblia se refere a Jesus como Noivo e à Igreja como Sua Noiva.

Disso depreendemos que o casamento e a família são instituições sublimes, sagradas, endossadas por Deus e fundamentais ao equilíbrio social e humano.

Portanto, meu querido amigo, você sim é um homem sábio e seu testemunho é um exemplo digno de aplausos.

Quanto à dor da perda imagino o quão difícil seja mensurá-la ou mesmo sequer traduzi-la. O desejo do coração é a permanência eterna ao lado da pessoa amada, mas as leis naturais estabelecem um limite de dias para todos nós e o Nosso Deus, que tudo sabe, governa o destino da forma mais adequada para as nossas almas, mesmo quando esse mesmo destino nos parece sem sentido e injusto.

A morte parece ser uma separação eterna, mas não precisa ser necessariamente assim. Eu acredito firmemente que os laços do amor não são vencidos pela morte e que você ainda recitará muitos poemas para sua amada esposa, num lindo lugar onde a morte nunca mais se fará presente.

Creia nisso com firmeza e mantenha a presença de sua esposa, cultivando esse amor que a fez eterna em seu coração.

 

Um forte abraço e que Jesus o abençoe!