"Eu amo quem não me merece"

24/10/2012 19:00

Eline Sandra - Fortaleza (CE)

 

Oi Poeta do Amor. Já li muita coisa linda que você escreveu e muitas vezes me vejo nelas. Eu adoro seu video poema "Eu não quero te amar". Assisto mais de dez vezes por dia, amo mesmo pois ele diz o que eu sinto. Eu amo uma pessoa que não me merece. Essa pessoa não tem nada a ver comigo, me faz sofrer e me dá motivos pra que eu não ligue para a existência dela. Mas como você sabe a gente não manda no coração e eu acabo sempre voltando pra ele, mesmo sem ele merecer. Me diz como viver com um amor desses.

 

Resposta

 

Minha querida Eline. Penso que ninguém assista tanto esse meu vídeo poema quanto você. Obrigado. Agradeço também a forma carinhosa com que você se refere a mim.

Quanto ao seu problema, penso que seja necessário desfazer alguns mal entendidos:

 

1. Quem disse que não mandamos no coração? Bem, você dirá que todos dizem isso, o que é uma verdade. Esse clichê está na mídia, nas obras literárias e no discurso coloquial dos quatro canto desse país. Eu, porém, penso de outra maneira. Mesmo inconscientemente todos nós damos "um empurrão" em prol da concretização daquilo que intimamente desejamos. Ao passo que tratamos com indiferença tudo que não nos interessa. O amor não é uma possessão da alma, não é uma ditadura das emoções e nem uma imposição do destino. Intimamente ficamos com quem queremos e a culpa disso é nossa e não do amor. Quando conheci minha esposa eu quis amá-la e por isso a amei e ainda amo. Jamais quis amar outra e mesmo estando sob diversas situações favoráveis ao surgimento de algo assim, tal coisa jamais ocorreu. É por isso que eu creio na eternidade do amor. Quando nossas próprias iniciativas e ainteligência de nossas decisões conspiram em parceria favorável ao amor, ele seguramente se consolidará. Uma planta mal regada morre e com o amor dá-se o mesmo. Por isso, o outro clichê que diz: "o amor acabou" também é outra inverdade.

 

2. Se quiser, você pode reverter a situação. Há muitos mais mistérios na psiqué humana do que possamos aqui de forma simplista alistar. É senso comum a constatação de que buscamos pessoas que nos proporcionem um ambiente de amor, carinho e companheirismo. Todavia, há muitas que se realizam com o oposto e convivêm sob um cenário de violência, controle, terrorismo e deslealdade. São pessoas que preferem permanecer justamente com quem lhes faz mal. Eu quero crer que não seja seu caso e oro a Deus nesse sentido.

 

Portanto, avalie seu real desejo e busque a saúde de sua alma. Nossos corações são parceiros de nossa sabedoria. Ambos combinados geram relações saudáveis e felizes. Logo, se essa pessoa é melhor do que você a descreveu, talvez valha a pena investir um pouco mais com paciência nessa relação, mas se ela reune de fato todos os péssimos predicativos com os quais você a traduziu, então sugiro que você busque ajude psicológica e de Deus.

 

Um grande abraço e que Jesus abençoe sua vida!

 

Reinaldo Ribeiro

Digite aqui o seu email:

O Poeta do Amor FeedBurner