ESPAÇO DEMOCRÁTICO PARA OS DISCORDANTES

22/04/2013 10:11

 

 

Pode parecer ilógico e para alguns até hilário, mas eu não tenho nenhum problema em lidar com aqueles que não apreciam meu trabalho e discordam de mim. Nós recebemos uma quantidade de mensagens muito elevada, que são lidas e respondidas individualmente, na medida das possibilidades de tempo que dispomos. Às vezes isso requer vários dias, o que levanta a suspeita infundada de que estaríamos sendo indiferentes ou ignorando-as.

 

Obviamente, por uma questão de organização e para otimizar nosso atendimento, procedemos uma espécie de triagem, onde priorizamos os temas a serem colocados aqui com base no seu grau de relevância, não só para mim como também para o perfil de leitores que caracteriza o público de nosso site. Como a grande maioria das mensagens - graças a Deus - faz menção de apoio ao nosso trabalho, paira também no ar a suspeita de que estaríamos omitindo as manifestações contrárias.

 

Por isso, em respeito a todos, inclusive aos que discordam da nossa mensagem e dos conteúdos que publicamos, estamos hoje trazendo a público algumas mensagens que sintetizam o sentimento da maioria que nos chegam em tom de oposição e antagonismo.

 

Reiteramos que esse é um procedimento padrão e que outras mensagens que vierem dessa forma, também serão democraticamente bem recebidas e aqui publicadas, com todo o respeito e consideração que as pessoas, independente de quem sejam e do que pensam, nos merecem.

 

Pergunta enviada por Simeão Loreto - Belém (PA)

Reinaldo Ribeiro, você é muito elogiado como poeta e como teólogo. Já li nas redes sociais e em seu site muitos elogios que são feitos a você e que eu considero exagerados, talvez até mesmo hipócritas. Você já pensou na possibilidade de estar sendo enganado por essas pessoas? Pois pra ser sincero eu não acho que você seja realmente profissional nem em uma coisa e nem em outra.

 

Resposta

 

Meu querido Simeão, num ponto eu concordo com você e no outro eu discordo.

 

Também acho que não sou um poeta e um teólogo profissional. Mas essa sua consideração, que poderia ser motivo de tristeza para mim na teoria, em verdade me alegra, pois tenho o objetivo sincero, desde o inicio dessa caminhada, em jamais me "profissionalizar" naquilo que requer alma e sentimento, assim naquilo que exige fé e compromisso com Deus. Ser um profissional da poesia e da teologia seria um veneno para a minha consciência e, portanto, sua avaliação corresponde à minha meta pessoal.

 

Agora, preciso discordar da sua suspeita de hipocrisia em relação àqueles que avaliam positivamente meu trabalho. Como pessoa inteligente, você deve imaginar que a forma como o leitor internaliza o que invade seus olhos e coração é a verdadeira regra aceitável do conteúdo literário. Pois assim, como uma canção é linda e desprezível, a depender de quem a ouve; o texto poético ou teológico pode ser apreciável e relevante para quem nele acha as respostas que necessita. Portanto, devemos nutrir respeito por quem pensa diferente de nós. Um grande abraço e que Deus o abençoe.

 

Pergunta enviada por Antonio Cesar - Local não revelado

Reinaldo, não gosto do seu discurso politicamente correto. sou um anarquista convicto e defendo a destruição dos modelos políticos e religiosos que alienam a população desse país. Falar o tempo todo em Deus e em amor me parece mais a prova da ausência das duas coisas em você assim como quem muito diz eu te amo é porque não ama coisa nenhuma.

 

Resposta

 

Querido Antonio Cesar, Jesus disse que a boca fala daquilo que o coração estiver cheio. Você proclama ideais anarquistas e de desprezo para com as instituições democráticas e religiosas, porque esse é o sentimento que impera em sua alma. No meu caso, estou profundamente satisfeito e nem um pouco interessado em parar de proclamar a Palavra de Deus e estimular a cura do mundo pela prática do amor. Não pela necessidade de afirmar o que não possuo, mas pela missão de dividir com quem eu amo tudo quanto transborda em mim. Você possui uma ideologia e eu possuo a minha fé. Ambos lançamos nossas sementes e colheremos o fruto devido e correspondente a elas no futuro próximo. Obrigado por sua participação.

 

Pergunta enviada por Ari Moura Junior - Paraná (cidade não revelada)

Reinaldo eu não gosto do seu estilo. Acho você arrogante e cheio de si. Diz que é cristão mas já li críticas suas às igrejas. Como pode isso? Diz que defende o amor mas fala mal dos gays, da televisão, dos artistas e até de cantores evangélicos. Acho que nem os crentes gostam de você e acho que só você gosta de você.

 

Resposta

 

Meus agradecimentos por sua mensagem, querido Ari. Graças a Deus você está enganado. Se apenas eu gostasse de mim, dificilmente eu teria motivação para enfrentar os desafios da missão que Deus me conferiu. Todavia, para alegria de meu coração, tenho várias pessoas que me amam (como minha família) e outras tantas que verdadeiramente me apoiam e nutrem carinho sincero por mim. Em respeito a essas pessoas, eu não poderia deixar o seu equívoco passar em branco.

 

Meu comportamento de fato é pautado por uma postura de independência. Deus equipou minha consciência com capacidade de raciocínio, senso crítico e poder de análise. Sendo assim, não sou obrigado a concordar com tudo que me rodeia, tal como ninguém é obrigado a pensar igual a mim. Eventualmente, isso fere alguns interesses e magoa determinadas vaidades, o que não me abala, pois tenho a premissa de que servir a Deus é mais importante e digno do que agradar aos homens. Que Deus o abençoe.

 

Pergunta enviada por Welington Aranha - São Luis (MA)

Acho que a tua caminhada rumo à fama não te levará pra lugar nenhum e o Reinaldo Ribeiro que não está nas páginas dos jornais maranhenses também não estará nos do Brasil. O Reinaldo Ribeiro que não é idolatrado pelos evangélicos do Maranhão também não será pelos do resto do Brasil. Ou seja - pra quê tanto esforço se você jamais será um pop star gospel?

 

Resposta

 

Olá Wellington. Sua avaliação me deixa muito feliz e corresponde precisamente aos meus planos pessoais. Eu jogo no time de João Batista, isto é, convém que Jesus cresça e eu diminua. Quanto menos conhecido eu for e mais longe eu conseguir levar o Nome de Deus, maior será o meu "sucesso". A grandeza que Deus semeou em meu coração se difere do êxito mundano. Por isso, que Deus te ouça e eu jamais me torne um pop star, pois sendo pequeno é que verdadeiramente eu me sentirei grande. Que Jesus trabalhe em teu coração meu querido amigo.

 

Pergunta enviada por Nany Dilon - (de acordo com a mensagem - de algum lugar no Arco Iris)

 

Duvido muito Reinaldo Ribeiro que você tenha coragem de publicar minha mensagem. Já mandei muitas. To certo de que outros já devem ter mandado também, pois amigos meus já disseram que mandaram e você não bota pra ninguém ver. Sabe por que? Porque você gosta de ser elogiado apenas. Vocês pastores crentes querem obrigar o mundo a pensar como vocês pensam e são arrogantes. Eu sou gay e feliz. Serei gay até o fim da minha vida. Pessoas como você são inimigos do arco iris e não podem fazer nada..o mundo já mudou e vocês estão na idade da pedra. Não adianta nadar contra a maré meu caro.

 

Resposta

 

Olá meu amigo. É óbvio que publico sua mensagem e como você percebe, na íntegra, sem qualquer corte ou edição. Respondendo a você, presumo que já esteja atendendo também a seus amigos, os quais, basicamente, pensam e dizem a mesma coisa.

 

Reitero que esse espaço sempre estará democraticamente aberto e disponível para todos aqueles que souberem manter o mínimo de respeito e honradez, ainda que, não necessariamente, concordando comigo.

 

Sendo gay até o fim de sua vida, por conta e risco, você assume as consequências que levará para além dela. Aqui, nessa dimensão, mesmo diante de toda a gritaria patrocinada pelo ativismo a que você pertence, a Igreja de Jesus permanecerá comprometida com a ética, com a moral cristã e com o respeito à verdadeira família (pai, mãe e filhos) e à ordem estabelecida pela natureza criada por Deus.

 

Sabemos que o mundo caminha para a degeneração plena. Quando você afirma que ele já mudou e que eu nado contra a maré, de certa forma tem razão e isso é bíblico, pois o afundamento moral é um traço característico da palavra profética e um sintoma óbvio dos tempos finais.

 

Para pessoas como você, porém, permanece aberta a porta de salvação, mediante sincero arrependimento dos pecados e confissão pública de Cristo Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas.

 

Para pessoas como eu e todos os meus irmãos na fé, permanece a missão de mantermos a mesma postura, a mesma pregação e o mesmo amor pelo mundo, que não compreende nossa sincera intenção de salvá-lo, por meio da Palavra de Jesus.

Que Deus o abençoe!

 

Pergunta enviada por Diogo Arminio Cesar - São Paulo (SP)

 

Com todo o respeito que você mereça e com toda consideração que um homem de sua inteligência é digno mas não posso concordar com alguém que assume apoiar publicamente pessoas racistas e homofóbicas como Marco Feliciano e Silas Malafaia. Pra mim você é igual a eles e fique a vontade para me provar o contrário.

 

Resposta

 

Olá Diogo, eu não seria o homem inteligente que você cita no inicio de sua fala, se de fato fosse um racista homofóbico como insinua no final dela. O respeito e a consideração que você diz me dedicar eu as devolvo a você numa proporção ainda mais sincera, reafirmando que de fato apoio Marco Feliciano e Silas Malafaia - não naquilo em que se equivocam (e todos nós erramos), mas na posição que defendem em relação à PL 122 e à questão do homossexualismo segundo o que diz a Bíblia. Igualmente, não os vejo de acordo com a acusação feita por você há pouco - o que me deixa mais seguro ainda de minhas convicções.

 

Como um homem prudente e analítico, como um ser humano que serve à própria consciência e como um cristão que se orgulha de não negar jamais a sua fé, eu não poderia pensar e nem falar de outra maneira.

 

Obrigado por sua manifestação e esteja certo de que você estará em minhas orações, para que Deus o abençoe imensamente!