Espera-se de um cristão...

25/11/2013 00:16

 

 

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é;

as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”

(II Coríntios 5:17)

 

 

Vivemos em tempos difíceis, onde o título “evangélico” ou “crente” perdeu muito de seus valores antigos e enfraqueceu-se sob uma ridícula gíria: "gospel". Nesse contexto, pessoas sem compromisso, sem constância, sem definição de si mesmas, por frequentarem igrejas, são apressadamente incluídas entre os cristãos.

 

Mas, será que existe um padrão mínimo para ser um servo de Deus? O que se espera de um cristão?

 

“De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas. E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Em cada alma havia temor…” (Atos 2.41-43)

 

Acolhendo a Palavra de Deus

 

Receber a Palavra é o primeiro passo. Não apenas frequentar uma igreja ou carregar uma Bíblia, não apenas ouvir a Palavra, mas recebê-la, aceitá-la como de Deus. O verdadeiro cristão entende que ela é a revelação de Deus para sua vida. A partir daí a Bíblia precisa ter presença constante em sua vida.

 

Perseverança

 

Um segundo fato é que o verdadeiro crente é aquele que persevera. Não somos apreciadores do Evangelho. Somos participantes. No mínimo, precisamos ter constância nas coisas de Deus. Um verdadeiro crente é constante e convicto. Não viva às custas de fases ou motivações, antes persevera qualquer que seja a circunstância interna ou externa.

 

Persevera na doutrina dos apóstolos. Isso significa ter uma liderança sobre si. Quem é seu líder? A quem você responde? Somos membros de um corpo. Não existem membros independentes em um organismo. Todos são interdependentes. Um crente verdadeiro, no mínimo, é capaz de identificar a autoridade sobre si.

 

Persevera na comunhão. Ninguém pode ser crente sozinho. “Servir a Deus em casa” é o primeiro passo para servir a Deus em lugar nenhum. É preciso conviver com outros cristãos se queremos caminhar com Deus. Perseverar na comunhão com outros cristãos é o mínimo que um crente deve fazer.

 

Persevera no partir do pão. Participar da Ceia do Senhor identifica um crente. O pão e o vinho são os símbolos de nossa aliança com Deus. Qualquer pessoa pode receber uma bênção de Deus ou mesmo uma promessa. Somente salvos podem viver uma vida em aliança com Deus. Participar da Ceia do Senhor é o mínimo que um crente deve fazer.

 

Persevera nas orações. Quem não sabe falar com Deus não é Dele. Ele é o Pai e nós os filhos. Isso supõe relacionamento e intimidade. Ninguém vive com Deus sem falar com o Pai constantemente. Perseverar na oração é o mínimo que um cristão pode fazer.

 

Receber a palavra, sujeitar-se à autoridade, viver em comunhão com outros cristãos, participar da Ceia do Senhor, ter uma vida de oração, são as necessidades mínimas para um cristão. Perseverar nessas coisas é o básico que um cristão deve fazer se quer ser reconhecido como tal e se de fato se alegra em carregar as marcas de Cristo em seu testemunho de vida. Menos que isso é subcristianismo, pode até enganar o mundo, pode até enganar o próprio pseudo cristão, mas não poderá satisfazer o coração de Deus.

 

Mais qualidade em nossas igrejas. Eis a nossa oração!