Fiz o que meu coração mandou

26/02/2013 09:49

 

Denise (Nome fictício), de Belo Horizonte - MG

 

Reinaldo, meu querido poeta do amor eu estou muito feliz em poder falar com voce. Eu acompanho seu trabalho desde que você se dedicava mais ao Recanto das Letras. Já suspirei muito com suas poesias e já me vi dentro delas várias vezes. Sou uma mulher muito intensa, dessas que fazem tudo por uma grande paixão. Eu sempre acreditei nos grandes poetas, nas lindas musicas de amor e nos filmes e novelas que mostram histórias lindas de amor que enfrentam tudo e não tem medo de lutar. O problema é que nem sepre somos compreendidos.

Recentemente eu vivia um casamento de quase 17 anos, mas o amor acabou e ficou impossivel continuar. É verdade que também acabei me apaixonando por outra pessoa e isso me deixou ainda mais desistida a abandonar tudo por amor. Infelizmente minha filha de 15 anos não me entendeu e nem me perdoa até hoje por ter deixado o pai dela por outro homem. Eu queria que ela fosse embora comigo, mas ela se recusou. Então, por amor, tive que abrir mão de marido, filha, familia e tudo mais para viver uma intensa história de paixão.

Muita gente me condena por isso, mas eu sei que muitas pessoas passam por histórias parecidas. Afinal, quem anda no coração, não é mesmo? O que você acha disso tudo meu poeta? Vale a pena ou não abandonar tudo por amor?

 

Olá Denise, eu recebo com muita gratidão e sentimento de profunda honra suas palavras iniciais de carinho e apoio. Perdoe-me a franqueza, mas não concordo nem um pouco com suas palavras e atitude que tomou em relação à sua filha e marido.

Eu sempre observo com profunda indignação toda e qualquer forma de publicidade, arte ou postagens nas redes sociais, que estimulam coisas do tipo: "faça o que seu coração mandar", "Aproveite a vida e seja feliz, independente de tudo", "Não ligue para o que os outros pensam, faça apenas o que voce desejar" ou qualquer outra manifestação de igual teor.

Nós não mandamos no coração, isso é fato. Mas também é fato que o coração não manda em nós. Somos guiados em geral por nossas ambições, pelo individualismo egocêntrico travestido de sensibilidade emocional. Ou seja, o que chamamos de vontade do coração não passa de nossa própria vontade.

Amores não acabam querida Denise, exceto aqueles que jamais existiram. E se jamais existiram, isso comprova a irresponsabilidade daqueles que formalizam relações do nível de um casamento sem que haja a existência do sólido, necessário e invencível fundamento, que é o verdadeiro amor.

O que muitos chamam de "ser intenso", nada mais é do que "ser insensível e individualista".

O casamento não é uma loteria. Não é uma oportuna cartada de sorte e nem uma estação a depender de fatores externos. Você amará seu marido se quiser amá-lo e ele será valioso se você lhe der o devido e justo valor.

O amor não é uma abstração (essa é a grande culpa dos poetas e dramaturgos). O amor é um conjunto de ações efetivas que são determinantes para o êxito de qualquer relação. É como uma planta. Não adianta nutrir sentimentos por uma semente. Você precisa lançá-la em solo fértil, precisa adubá-la, regá-la. Isso não é loteria, é trabalho, é dedicação e o resultado é garantido: uma linda árvore recheada de saudáveis e suculentos frutos.

Com o amor é a mesma coisa. Você precisa querer amar, precisa saber escolher a pessoa adequada para estar ao seu lado (esse é o solo fértil); precisa adubar o terreno da relação (com ações inteligentes que contribuam para o fortalecimento da mesma) e deve regá-lo diariamente (com gestos de carinho e cumplicidade). Por fim, surgirá uma linda árvora - uma família, com filhos e um longo caminho feliz pela frente.

Esse é o projeto de vida que Deus abençoa e essa é a visão que eu tenho acerca do tema. Se você me deu a honra de compartilhar comigo sua história e me pediu uma opinião, permita-me humildemente sugerir que afaste-se dessa terceira pessoa, peça perdão ao seu marido, reconcilie-se com ele e reconstrua sua família e Deus lhe dará uma segunda oportunidade (não sabemos quantas outras você terá) para ser verdadeiramente feliz ao lado das pessoas que verdadeiramente lhe amam.

E quando voce ler, ouvir ou mesmo vier à sua mente essa tal história de "fazer o que o coração manda", lembre-se do que a Bíblia diz a respeito:

 

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.” (Jeremias 17:9-10)

 

 

Um forte abraço e que Jesus te abençoe!

 

Reinaldo Ribeiro

 

 

 

 

Você também está vivendo um drama sentimental? Também procura uma palavra amiga?

Mande sua história e dúvidas para: reinaldojgr@gmail.com

Não esqueça de citar a cidade de onde fala. Identifique-se apenas se quiser.