"O que fazer depois do abandono?"

31/10/2012 10:51

Junior - Fortaleza (CE)

 

Olá Reinaldo Ribeiro, você é um dos poucos poetas que conheço que falam profundamente sobre todos os aspectos do amor, a felicidade e a infelicidade, o sorriso e a lágrima. Acho que por isso me identifico tanto com suas poesias. Às vezes tudo que se fala do amor é voltado para seus momentos de glória, mas e quando você ama e dedica sua vida e tudo de si a uma pessoa por anos de amor sincero e de repente essa pessoa tira seu chão e abandona você? Como achar sentido para a vida quando a própria vida despreza você? Me ajude poeta.

 

Resposta

 

Meu querido Junior, é uma honra tomar conhecimento de que minha obra esteja identificada com as cenas de sua alma. Que ela também possa abençoar seu coração nesse necessário processo de cura interior.

Quero parabenizá-lo pela sensibilidade e a coragem em expor seu drama - algo atípico, pois dificilmente recebo mensagens da ala masculina, posicionando-se dessa forma.

Você está fazendo não só um favor ao seu coração ferido, mas a milhares de outros, que vivem situação igual e poderão aqui achar algum alento ou socorro para seus sofrimentos.

Algo que me surpreende na natureza humana, meu caro Junior, é a facilidade com que as pessoas "amam" e "desamam". Eu aprendi ainda muito jovem que o amor é a essência de Deus e um dos atributos de Deus é a eternidade. Logo, o amor, em sua pura concepção, é algo infindável.

Todavia, a massiva programação de uma midia corrupta tem influenciado milhões de pessoas ao redor do mundo, deturpando o conceito e a natureza do amor, dando-lhe conotações descartáveis, identificando-o com perversões sexuais e reduzindo-o ao status de um mero contrato temporário. Mentiras infernais como a de que "um amor é curado com outro amor" injetam nas mentes humanas o falácia de que já devemos entrar nas relações com a perspectiva de que um dia ela terá fim.

Outro problema é a falência do caráter humano, que menospreza em dias atuais valores sublimes, como o da lealdade, da fidelidade e da honestidade. Virtudes como essas têm sido substituídas pelo engano de um mundo corrompido, que detém a mentira por verdade, que inverte valores e que mortifica, por consequência, relacionamentos que poderiam ser duradouros.

É claro que nem todas as relações são eternas. É claro que muitos envolvimentos são úteis como forma de aprendizado, mas todos nós seríamos muito mais felizes se soubéssemos respeitar o sentimento alheio e as dores de seu coração.

Acredito que sua confissão denota em você um sentimento sincero pela pessoa que o abandonou e posso presumir o quanto seja difícil administrar uma adversidade que se assemelha a um "pisar sem chão".

No entanto, meu querido amigo, muitas vezes a dor é a chave de nossa liberdade. Me parece óbvio constatar que uma pessoa capaz de abandonar friamente quem lhe ama, também seria capaz de outros atos piores em dias futuros. Sendo assim, encare as coisas por outro prisma e tente achar alívio  na certeza de que Deus o livrou de dores piores e prepara para você em dias breves uma alternativa de vida que traga ao seu coração a felicidade que ele tanto merece.

Veja o que está escrito na Bíblia em João 14:1. Jesus afirmou:

 

"Não se turbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim!"

 

Por mais que o contexto dessa afirmação seja outro, ela é perfeitamente válida para a constatação de uma verdade: todos nós podemos achar alívio para nossas dores crendo em Deus e crendo que Ele está no comando de tudo e nos dará futuros dias melhores que os atuais.

Faça isso. Coloque seu coração e sua vida nas mãos de Jesus e você verá que essa tormenta logo passará e o combalido homem que você é hoje virá a ser um fortalecido novo homem amanhã.

Assim eu creio e assim orarei.

 

Forte abraço e que Jesus te abençoe!

 

Reinaldo Ribeiro