Quem é você?

17/02/2014 01:21

 

 

“Para que possais andar dignamente diante do Senhor,

agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra,

e crescendo no conhecimento de Deus.”

(Colossenses 1:10)

 

 

Sem dúvida alguma, ninguém discorda de que as pessoas precisam, não somente cultivar valores morais, mas também viver as suas vidas conforme os princípios ideais para conduta humana. Porém, na hora da necessidade estas mesmas pessoas abandonam suas fronteiras éticas e agem de acordo com as circunstâncias. No entanto, continuam mantendo as aparências, empurrando as suas contradições interiores para “debaixo do tapete” da alma.

 

 

Conta-se que uma grande empresa resolveu, despretensiosamente, aplicar um teste nos seus funcionários. Antes do expediente, colocou um envelope em cada mesa daquela seção com um bilhete contendo a mesma mensagem: “Tudo foi descoberto!”. À medida que os funcionários chegavam e liam suas respectivas cartas, pensavam logo naquilo que fizeram de errado no dia anterior, na última semana e assim por diante. Acusados pelas próprias consciências pegaram suas coisas e fugiram. Antes das 9:00h daquela manhã não havia mais ninguém naquela seção. Assim também nossas atitudes serão reveladas “Porque não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondida que não haja de saber-se e vir à luz.” (Lucas 8:17). Quando isso acontecer, o que aparecerá? Quem é você nos porões de sua vida profissional, na sua relação com o dinheiro, nas suas intimidades mais reclusas? O que veria o mundo, caso Deus decidisse expor publicamente o que só a sua consciência sabe a seu respeito?

 

 

Uma indicação do que virá à tona quando nosso interior for revelado é a reação que se manifesta quando nosso interesse é contrariado, pois neste momento acabará transbordando a nossa verdadeira natureza, limpa de qualquer maquiagem socialmente aceitável. 

 

 

É por isso que muitos especialistas no comportamento humano afirmam que a melhor forma se avaliar o caráter do homem não por intermédio de suas ações, mas das reações. Nosso modo de agir quando nos deparamos com a ameaça da perda do que nos interessa, o modo de lidar uando somos contrariados em nossas vontades e expectativas, o procedimento que temos quando o cenário do momento for de completa privacidade e não haja a proximidade de ninguém cuja presença nos obrigaria a manter alguma compostura, a atitude tomada quando perdemos algo de nossas posses materiais ou mesmo a resposta que damos à ruptura involuntária de um relacionamento - são apenas algumas das muitas situações em que as máscaras e o teatro não se estabelecem e o nosso verdadeiro eu aflora. Porventura agimos nesses momentos com a mesma piedade que manifestamos na igreja?

 

 

Hoje, porém, o Espírito de Deus lhe pergunta: Quem é você? Você é a real plenitude daquilo que se avista ou apenas um fragmento entre fronteira do público com o escondido?

 

 

Uma vida de comportamentos éticos verdadeiros e duráveis, resistentes a toda prova, somente será possível através da atuação do Espírito Santo de Deus mudando o nosso caráter. Já disseram que o coração tem uma porta, com chave, que só abre pelo lado de dentro. Então, a vida cristã começa por convidar o Senhor Jesus para entrar, pois ele mesmo disse:

 

 

Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” (Apocalipse 3:20)