Recém casados e já inclinados à separação

12/02/2014 20:50

 

 

 

 

Ênia Denise da Costa – Salvador (BA)

 

Oi pastor tudo bem? Não sei se o senhor lembra de mim, eu estou num de seus perfis na internet e acompanho muito o seu trabalho e o seu ministério. Acho suas poesias lindas e coleciono centenas delas num fichário. Amo seus conselhos e sua obra faz a gente acreditar no amor.  Agora, lindo mesmo são suas declarações de amor pra sua esposa tanto nos vídeos que o senhor posta como nas poesias que publica. Eu queria que meu marido fosse assim também. A gente mal casou e eu já sinto afastamento dele. Mas eu vou ser honesta em dizer que eu também erro. Estou com medo de ver terminar meu casamento que mal começou. É por isso que eu vim aqui. Quero que o senhor me diga o que eu preciso fazer para ter um casamento igual ao seu? Qual é a receita para um casamento ser feliz e eterno enquanto dure?

 

Resposta

 

Minha querida irmã Ênia me sinto feliz e honrado diante da sua amizade e carinho. Que Deus a abençoe e retribua por esse gesto tão gentil.

Antes de lhe responder me permita corrigir dois pontos importantes: em primeiro lugar você jamais terá um casamento igual ao meu, assim como eu nunca terei o mesmo casamento de outros casais. Cada ser humano é único e por isso seus laços também se constituem de particularidades irreproduzíveis. Você achará seu próprio caminho e uma identidade de amor e cumplicidade exclusiva. E por fim, não busque uma receita para que seu amor seja eterno enquanto dure, mas os meios para que seu amor dure por toda eternidade. É com esse objetivo que pretendo lhe ajudar.

 

Leia comigo a seguinte passagem bíblica:

 

“Há três coisas que são maravilhosas demais para mim, sim há quatro que não entendo: o caminho da águia no céu, o caminho da serpente na penha, o caminho do navio no meio do mar e o caminho do homem com uma donzela.” (Provérbios 30.18-10)

 

O sábio Salomão se encantou com o comportamento de alguns seres extraordinários da natureza como a águia e a serpente; até mesmo um navio a vagar na imensidão do oceano.

 

Mas, dentre todos, o que mais o surpreendia era o “caminho do homem com uma donzela”.

 

De fato, quando um homem e uma mulher se unem em compromisso, promovendo a fusão de duas histórias numa só, a caminhada torna-se rica e bela, mas também complexa. Isso significa que o sucesso dessa jornada fica atrelado à somatória de elementos que vão além do amor e das boas intenções. Poderíamos resumi-los em dois.

 

Em primeiro, o árduo trabalho de entender e lapidar os sentimentos mútuos.

 

Em segundo, a necessidade de edificar um ambiente familiar cheio de amor tendo como modelo, o amor de Jesus pela sua igreja (Efésios 5.22-33).

 

A vida conjugal é um mistério.

 

Mesmo Salomão em toda sua sabedoria sentiu-se perplexo diante dessa instituição tão antiga. Hoje não é diferente. Todo casal passa por uma conjunção de sonhos e experiências que se materializam em imagens, sons, cheiros, cores, suores, elementos esses que ficam gravados em suas vivências individuais e que poderão ser boas ou não.

 

 

Nessa fusão de experiências, o que deve prevalecer é o que une os casais, não o que os separa. O que torna cada experiência positiva é o perdão e a confiança. Sem ambos qualquer relação morre.

 

O perdão é a face do amor que se contrapõe ao egoísmo e à falsidade. Perdoar é deixar que o ofensor volte a fazer parte da vida do ofendido. É deixar que o sentimento que une vença todos os bloqueios.

 

Já a confiança é o selo da força real de um relacionamento. Sob a paz da certeza, todo ser humano se sente fortalecido para demostrar a autenticidade do que habita seu coração.  Nenhum gesto de desconfiança pode se valer da suposta exigência de uma prova de amor.

 

Entretanto, toda essa informação ficaria incompleta se não tivermos Deus como a base do casamento, conforme Gênesis 2. Sendo assim, nada mais sensato do que buscar na melhor e mais confiável fonte (A Bíblia – Palavra de Deus), a orientação para o sucesso na vida conjugal.

 

Um casal de conselheiros, experientes, idôneos, decentes, comprometidos com os princípios bíblicos, pode também ajudar muito os jovens nesta nova etapa da vida. Eles poderão dar orientações para enfrentar problemas como: as diferenças de personalidade; feridas emocionais; hábitos arraigados que interferem na relação; gostos conflitantes; diferenças de credo; problemas sexuais e conflitos familiares. Uma das maiores armadilhas do inferno para a destruição de um casamento são as más amizades e as influências que usam o mundo e seus valores como base de seus conselhos. Por isso, um casal sábio sempre se aproximará de amizades igualmente sábias e ungidas por Deus.

 

Assim, é imprescindível que os novos casais iniciem a vida em comum não somente unidos sob o mesmo teto, mas principalmente unidos e felizes pela graça e bondade divinas.

 

Essa é a preocupação que tenho e a forma como meu casamento é regado por quase 20 anos de união sólida. Tenho certeza que se você e seu marido souberem honrar esses princípios, seguramente terão mais que um amor eterno enquanto dure, mas sim um amor que há de durar por toda eternidade. Forte abraço!