Santidade: ser diferente é possível

18/11/2013 02:16

 

 

“Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz,

e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti.

Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão,

os povos; mas sobre ti o SENHOR virá surgindo,

e a sua glória se verá sobre ti.”

(Isaías 60.1-2)

 

É verdade que o mundo segue se distanciando da luz a cada dia, o pecado se multiplicando e o amor esfriando. Aquilo que há pouco tempo era praticado escondido, agora pode ser visto na televisão em novelas noturnas e programas vespertinos. As práticas das quais antes os homens se envergonhavam, agora eles as defendem com orgulho em passeatas carregadas de imundícia, imoralidade e impureza. Tudo isso com o aval de uma suposta intelectualidade, de uma mídia indecente, de um poder público corrupto desde a alma até o último fio de cabelo e de uma sociedade cada vez mais tolerante daquilo que lhe destrói.  As trevas cobrem a terra e a escuridão os povos! Não é uma tese. É uma constatação!

 

 

Isso não significa, todavia, que eu e você não possamos escapar dessa contaminação. Não precisamos agir como quem não tem opção. Podemos ser luz em um mundo escuro, podemos ser sal em um mundo podre, podemos nos tornar mais santos em um mundo que vai se tornando cada dia mais depravado. Nossa esfera de existência é outra. Nós vivemos em Cristo. Nossos padrões são outros, nossos referenciais brotam da perfeita Palavra de Deus. Nosso destino é outro. Nosso desfecho é a glória.

 

Temos que fechar a porta para tudo aquilo que nos contamina e abri-la para tudo aquilo que nos santifica. Deus, Seu Espírito, Sua Palavra. Foi esta a escolha que fizemos um dia e é a escolha que devemos dia a dia renovar: queremos ser de Deus e seguir sua luz.

 

Erramos no passado, provavelmente estamos errando no presente e não há garantias que não erraremos no futuro. Ainda assim, diferente dessa geração perversa que nos cerca, nosso pecado nos aflige e não queremos mais errar. Queremos Deus e a sua luz, queremos a água da vida e não os poços entulhados da imundícia.

 

O embasamento bíblico que nos conduz nessa direção é diverso, dentre o qual podemos destacar:

 

“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17:17)

 

“Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem.” (I Pedro 1:15)

 

“Falo isso em termos humanos, por causa das suas limitações humanas. Assim como vocês ofereceram os membros do seu corpo em escravidão à impureza e à maldade que leva à maldade, ofereçam-nos agora em escravidão à justiça que leva à santidade.” (Romanos 6:19)

 

“Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.” (Romanos 6:22)

 

 

Deus é a fonte da verdadeira luz, da água que purifica e dessa vida tão imprescindível para todos nós. A alma aflita com a maldade deste mundo volta-se para o alto, volta-se para Deus. E Nele encontra tudo o que ama e precisa. Muitos verão a luz de Cristo em nós, verão Sua glória em nós. E poderão escapar também do presente século mal.

 

Que Deus nos ajude!