Sinto que as novelas estão destruindo minha família

08/08/2014 01:05

 

 

Waltenir Arouche – Goiânia(GO)

 

Estimado Pr. Reinaldo graças a Deus por sites como o seu onde podemos encontrar orientações e respostas para muitos problemas além de uma defesa da Bíblia e da fé cristã da maneira mais simples e pura como deve mesmo ser.  Pastor eu tenho um terrível problema. Sou casado e pai de duas filhas hoje adolescentes. Minha esposa nutre um vício incorrigível por novelas, a ponto de faltar aos cultos da igreja e de reproduzir gestos e atitudes dessas novelas, sem que ela perceba isso. O mais grave é que minhas filhas seguiram o exemplo da mãe. Ambas foram criadas na igreja e agora perderam a vontade de ir aos trabalhos de meio de semana. Estão desanimadas para orar e esqueceram a leitura bíblica. O comportamento delas mudou também, estão mais próximas do mundo do que de Deus e são viciadas em novelas tal como a mãe. Não consigo nem mesmo sentar à mesa com minha família.

 

Eu fui prevenido por alguns irmãos a não admitir isso em minha casa, mas antes achava que não havia problema em se assistir as novelas e eu mesmo assistia. Mas comecei a notar os efeitos em minha vida espiritual e tentei tirar minha esposa disso, mas ela se recusa.

 

Gostaria de ler uma palavra sua sobre isso. Por que essas coisas são tão perigosas? Por que nós cristãos devemos nos afastar disso? E fica aqui o meu próprio exemplo para aqueles que pensam que assistir novelas seja algo inofensivo. Digo que não é pois as novelas eu sinto que estão destruindo a minha família. Obrigado pastor.

 

Resposta

 

Meu amado irmão eu me solidarizo com a sua angústia, pois sinto seu incômodo diante dessa situação. Tenha certeza que estarei orando para que Deus faça uma obra de transformação deste quadro e para que a paz e a presença do Senhor voltem a reinar em seu lar.

 

Sempre fui um ferrenho e intransigente combatente dessas produções televisivas, sobretudo as que são veiculadas pela Rede Globo de Televisão, que é uma empresa indecente, inimiga da fé e patrocinadora de toda sorte de depravações que afrontam o santo evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Saber que existem cantores que se dizem evangélicos trabalhando para essa agência do inferno, é algo que me incomoda muito. E saber também que tantas famílias cristãs desse país, assistem novelas, contribuindo assim para o enriquecimento de uma estrutura que ataca justamente as famílias, é algo que eu não entendo e que me deixa profundamente indignado. Nenhum cristão sincero e verdadeiro deveria admitir tal imundície diante de seus olhos e todo cristão que se coloca à frente de uma telenovela, torna-se não apenas refém de seus males, como também cúmplice de suas consequências. Há mais de 10 anos que dentro da minha casa não existe sequer a possibilidade de se assistir esse rede de televisão e meus filhos foram criados sem assistir suas programações. Posso lhe garantir que os resultados disso são surpreendentemente positivos.

 

Mas com certeza, você já deve ter ouvido alguém fazer aquela clássica pergunta: “que mal pode haver em alguém se distrair assistindo uma simples novela?”

 

Procurando justificar esse péssimo hábito muitos cristãos geralmente fazem esta pergunta. Eles afirmam que ver novelas em nada atinge sua vida espiritual porque são extremamente maduros. Afirmam também que novelas são uma forma de lazer e entretenimento. Contudo, tais pessoas deveriam lembrar o seguinte:

 

A mente humana é similar a uma esponja. Ela absorve tudo o que vemos e ouvimos. Estas informações são armazenadas no fundo da mente e influenciam o íntimo do nosso coração, nossas reações, emoções, sentimentos e comportamento. Falsos conceitos e ideais repetidos várias vezes acabam se tornando verdadeiros quando falamos e agimos. É por esta razão que Paulo nos ordena ocupar a mente apenas com o que for proveitoso e edificante (Filipenses 4.8).

 

As novelas em geral refletem aquilo que o homem tem de pior. Não é preciso muito esforço para se perceber que o enredo e roteiro das novelas e seriados brasileiros em sua grande maioria se baseiam na sensualidade, ambição, violência, fingimentos, poder e outras mazelas descritas na Bíblia como sendo “obras da carne” (Gálatas 5.18-21). A novela faz o crente “torcer” para que o “mocinho” realize a sua vingança, ou para que a “mocinha” consiga conquistar o seu amado, mesmo que seja casado.

 

Assistir novelas em nada edifica quem as assiste, e em nada contribui para seu crescimento espiritual. Nem mesmo traz alguma cultura ou bons conhecimentos. É perder tempo com “cultura suja” e perigosa. A Bíblia nos ordena “remir o tempo, pois os dias são maus” (Efésios 5.16). Alguns argumentam dizendo que as novelas prestam um grande serviço de utilidade pública como, por exemplo: conscientização sobre os riscos do alcoolismo e das drogas, violência doméstica, supostas psicopatias, racismo, etc. Mas, como sempre digo, você não pega peixes sem isca. Essa é a armadilha filosófica utilizada por aqueles que querem lucrar com a sua alienação e fuzilar a sua espiritualidade. Afinal de contas, uma emissora que estimula infidelidade conjugal, homossexualismo, consumo de álcool, narcisismo, feitiçarias, sexualidade precoce e outras imundas influências, não me parece portar moral para erguer bandeira alguma de ativismo social.

 

É importante ressaltar, meu querido irmão, que tudo isso acima, aplica-se não somente às novelas, como também a outros tipos de programas, filmes ou sites que acessamos na internet. Lembre-se: as emissoras de TV não estão preocupadas com a vida espiritual e moral dos milhões de brasileiros; elas estão interessadas apenas em ganhar dinheiro. E é lamentável que o façam também à custa de crentes que dão uma, duas, três horas por dia (ou até mais) para os canais de televisão, mas não conseguem passar 10 minutos de joelhos dobrados na presença de Deus.

 

O cristão estaria fazendo algo muito melhor se usasse o tempo das novelas para o culto doméstico, reuniões de oração e doutrina (muitos cristãos não vão mais a igreja no meio da semana porque supostamente estão cansados, mas na realidade não querem perder a sua novela preferida), assim como para a comunhão com os familiares, a leitura de livros edificantes e o diálogo interfamiliar.

 

No mais, meu amado irmão, sugiro que faça uso amoroso e racional de sua autoridade de sacerdote e cabeça de sua família, exija a atenção de todos num diálogo franco e objetivo, fazendo com que compreendam a natureza maligna das telenovelas. E logo em seguida, proíba com santa autoridade que se assista tal coisa em sua casa. Em momentos de crise ou iminente perigo, cabe ao capitão tomar medidas drásticas para salvar seu navio. Pois bem, faça isso em seu lar e você ganhará para Cristo o seu maior tesouro, que é a sua esposa e suas duas filhas.

 

Conte com minhas orações e que Deus o abençoe, em nome de Jesus!

 

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4.8).