Você cumpre a Lei?

05/12/2013 09:04

 

 

“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; 

não vim ab-rogar, mas cumprir”

(Mateus 5:17)

 

 

Algumas pessoas pensam que o Senhor Jesus veio trazer uma mensagem diferente da lei de Moisés e que, portanto, Ele invalidou a lei. Mas não foi isso que Ele fez! Na verdade a lei tinha uma mensagem essencial para se aprender. Romanos 3:19 nos esclarece: “Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus”. De fato, apenas Israel estava “debaixo da lei”; contudo a mensagem da lei era tão abrangente que expunha a culpa de toda a humanidade, tanto gentios quanto judeus. Era uma questão de relevância universal e que o Senhor não colocou de lado.

 

Mas Ele veio para “cumprir a lei”. Isso não significa que Ele veio para guardar a lei, para se submeter a regras, mas para cumprir a essência da lei. A lei exigia a punição e a morte de todos os que a transgrediam. Portanto, se o Senhor Jesus iria cumprir a lei, Ele tinha de sofrer e morrer para realizar essa surpreendente obra de receber em Si mesmo a punição que a lei requeria.

 

E o sofrimento não foi o infligido pelo ódio de Seus inimigos. Não foram as chicotadas, a zombaria, a crucificação. Nas três horas de densas trevas na cruz, Ele sofreu a excruciante agonia de ser exposto ao julgamento de Deus. Ele sofreu para expiar os pecados de todos os que creem nEle como Senhor e Salvador.

 

Porém, há outro aspecto que temos de considerar. Quando o Senhor Jesus disse que veio cumprir a lei, Ele falava de algo mais profundo. “O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor” (Romanos 13:10). Deus não enviou Seu Filho somente para que Sua ira fosse satisfeita.

 

O Senhor Jesus não veio somente para suportar o castigo que nós merecíamos. Nós não conseguimos amar a Deus e uns aos outros. E não há lei que mude isso. O Senhor Jesus veio para que pudéssemos amá-Lo, amar a Deus e aos outros com o amor que procede de Seu próprio coração.

Portanto, é muito mais que amarrar-se a 10 mandamentos, não implica em guardar dias, adotar rituais ou deixar de comer certas coisas. Cumprir a lei não é o posicionamento inflexível dos que mergulham em ações exteriores. Cumprir a lei não é iluminar-se na sombra, mas na própria luz.

 

Traduzindo: Amor -  é nisso que se resume a lei, os profetas, e a cruz!

 

“Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.”  (II Coríntios 3:3-6)