Você está disposto a perder?

19/12/2013 02:18

 

 

“Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma?” 

(Marcos 8:36-37)

 

 

Nas sociedades capitalistas todos vivem fazendo contas! Quase sempre estamos pensando em termos de ganhar ou perder, lucrar ou ter prejuízo. Fazemos isso em relação a muitas coisas, mas, incrivelmente, não fazermos isso em relação à própria vida!

 

Diariamente prazeres imediatos são buscados ao custo de grandes perdas posteriores! Assim fumantes ternam-se vítimas de câncer, bêbados acabam adquirindo cirroses, drogados perdem o governo da própria consciência, adúlteros destroem suas famílias, mentirosos destroçam a própria reputação e dessa mesma maneira muito outros males são cultivados ao longo da vida, em troca de prazeres momentâneos. Todavia, o que se ganha não compensa o que se perde.

 

A pergunta de Jesus no texto bíblico que acabamos de ler é uma oportunidade para equilibrar nosso senso de resultados na vida. Se você ganha dinheiro e paga com sua honestidade, o resultado será sempre prejuízo, pois corromper o caráter é perder a si mesmo! Se você satisfaz seus desejos, mas prejudica sua saúde ou relacionamentos, o resultado será sempre prejuízo, pois terá preferido o supérfluo em detrimento do fundamental. Isso é perder a si mesmo!

 

Devemos manter na mente a advertência de Jesus: De que adiantará você ganhar algo enquanto perde a si mesmo? De que adianta lutar pelos bens materiais, esquecendo-se da vida com Deus, se um dia morreremos e tudo ficará? E quando isso acontecer, o que lhe espera? Sua vida eterna está garantida em Cristo?

 

Há um grande equívoco ecoando de muitos púlpitos atuais. Estão confundindo aquisição material com benção espiritual. Devemos fugir de heresias tão perniciosas como essa. O convite do evangelho é de morte e não de vida. O convite de Cristo é de cruz e não de tranquilidade. A proposta de Deus requer renúncias e não conquistas, sugere doação e não acúmulo. Portanto, aqueles que tantam pintar um Cristianismo mercadológico, que associam fé a dinheiro, poder, sombra e água fresca - estão em pecado ou sob ignorância. E a condição dos que os seguem é a mesma.

 

Somente Jesus tem vida eterna plena para nós! Mesmo que você perca tudo, se sua vida está segura em Cristo, você nada perdeu verdadeiramente. Mas se você não serve e não ama de Jesus de forma sincera e prática, sua riqueza não passa de miséria, seu luxuoso guarda roupa não passa de vergonhosa nudez, sua beleza não passa de repugnância, sua sabedoria não passa de tolice, sua altivez não passa de derrota e sua aparente vida não passa de morte.

 

Ore e deixe tudo nas mãos de Cristo! Morra para viver. Perca para ganhar. Pois somente Ele é a nossa vida!